Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
CANOAS
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
VENÂNCIO AIRES
 



 
  
 
 
03/09/2021

O  prefeito Luiz Zaffalon presidiu a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), após o início da pandemia. O instrumento de participação da sociedade na tomada de decisões estratégicas do governo executivo municipal conta com a participação de 45 conselheiros da sociedade gravataiense. O encontro ocorreu na tarde desta última quarta-feira, 1º de setembro, no Teatro do Sesc, e contou com as apresentações dos secretários municipais da Fazenda, Planejamento e Orçamento, Davi Severgnini, com o tema “PPA 2022-2025 – Cuidar e Viver Gravataí”, e da Saúde, Régis Fonseca, com o tema Amplia Hospital: Programa de Mobilização para a Ampliação da Atenção Hospitalar no Município de Gravataí. Na ocasião, também foram empossados os novos conselheiros e reempossados os que permanecem da formação anterior.


Zaffa abriu os trabalhos lembrando do importante ato do ex-prefeito Marco Alba, em 2013, quando instituiu o Codes na cidade, trazendo ainda mais transparência na relação do governo com a sociedade. “Naquele momento, eu já fazia parte deste grupo que transformou Gravataí para melhor e pude coordenar os trabalhos como secretário de governo. A transparência sempre foi uma marca do nosso trabalho, assim como a austeridade. Há poucos dias, recebemos novamente o Selo de Regularidade e Responsabilidade no Pagamento de Precatórios, do Tribunal de Justiça do RS. Isso é mais uma prova da seriedade do nosso trabalho.”


O prefeito ainda destacou que o Codes também é uma grande ferramenta de pertencimento, sentimento que ele acredita ser muito importante e que quer, com o seu governo, estimular para que todos tenham por Gravataí. “Queremos que todos se sintam parte de fato do processo que está transformando Gravataí em uma cidade ainda melhor para se viver”, comentou Zaffa que, logo em seguida, chamou o ex-prefeito Marco Alba para compor a mesa do evento, em agradecimento por ele ter criado o conselho.


Marco Alba lembrou que o seu grupo político está à frente da administração do município há quase uma década e destacou a elevação da autoestima dos moradores da cidade por conta das benfeitorias que estão sendo realizadas. “Em oito anos, realizamos muito pela cidade e o prefeito Zaffa já mostrou, nestes primeiros meses, que pode e está fazendo ainda mais e melhor, e temos muito orgulho de termos feito esse movimento que transformou a nossa cidade” ressaltou o ex-prefeito.


Além do prefeito Zaffa e do ex-prefeito Marco Alba, também compuseram a mesa e realizaram as suas saudações aos conselheiros, o vice-prefeito Dr. Levi Melo, a primeira-dama Marlene Zaffalon, a coordenadora do Codes e chefe do gabinete do prefeito, Mari Léia Bastiani, e o presidente da Câmara de Vereadores Alan Vieira.


Temas abordados


O secretário Davi Severgnini apresentou todo o processo de construção do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, explicando que foi a partir do Plano de Governo do prefeito Luiz Zaffalon que saíram os três eixos que norteiam o PPA. São eles: Governança e Gestão, Desenvolvimento Econômico Sustentável e Desenvolvimento Social. A partir destes eixos, foi montado o Plano Estratégico, composto por programas e ações que, somados, possuem o valor estimado de investimentos na cidade de mais de R$ 4 bilhões. Além disso, Davi apresentou o software de Planejamento Estratégico municipal que está sendo implantado. “O Planejamento Estratégico Municipal e a sua total integração com as peças orçamentárias, o PPA, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual), reforçam o compromisso dessa gestão com a cidade de Gravataí, para transformar a realidade existente para melhor”, complementou o secretário.


Já o secretário da Saúde, Régis Fonseca, apresentou o Programa Amplia Hospital, que mostra a atenção hospitalar como uma das prioridades do governo municipal, uma vez que o porte da cidade, que é a 4ª economia do Estado, indica a necessidade de elevação do número de leitos e de reestruturação dos ambientes hospitalares disponíveis. Dessa forma, o programa Amplia Hospital busca potencializar a abrangência das ações e das possibilidades de captação de recursos, de modo a viabilizar a ampliação da atenção hospitalar, por meio da união de esforços e em tempo reduzido. “Nossas ações visam buscar alternativas para a ampliação da atenção hospitalar, com o apoio de toda a sociedade”, explicou Régis.


Assim, o Programa Amplia Hospital possui três eixos: Programa de Captação e Financiamento de Projetos (Pró-Saúde), Alteração da Lei de Contrapartida Social e Programa de Incentivo Tributário para Aparelhamento e estruturação da Atenção Hospitalar.


Régis ainda dividiu o seu tempo com o superintendente do Hospital Dom João Becker, Dr. Antônio Weston, que apresentou os projetos de ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e da Nova Emergência SUS.


Após as explanações, os conselheiros puderam tirar as suas dúvidas sobre os temas. Também estiveram presentes vereadores, secretários e servidores municipais. A próxima reunião do Codes está marcada para o dia 20 de outubro, às 8h30, no Teatro do Sesc.


Saiba quem são os conselheiros do Codes 2021:


Novos conselheiros empossados

Antônio Weston - superintendente do Hospital Dom João Becker

Ana Cristina Pastro Pereira - presidente da Acigra

Cármen Rosane Ramos Cesar - diretora do Colégio Adventista

Cristiano Cadona - diretor Institucional da AGTI

Chico Pereira - diretor do Blog do Chico Pereira

Fernando Anschau - diretor do jornal Correio de Gravataí

José Antônio Vargas - diretor-superintendente Panatlântica

Irmã Jane Segaspini - diretora do Colégio Dom Feliciano

Luiz Fernando Rodrigues - presidente do Observatório Social

Lucas Santos Marques - presidente do Rotary Gravataí

Márcio Porto - superintendente do Gravataí Shopping Center

Naio de Freitas Raupp - leiloeiro da Raupp Leilões

Pastor Cristiano - presidente da Ágape

Paulo Cezar Recus - diretor-presidente da Romac

Tatiana Rodrigues Daitx - diretora do CNEC/Gensa

Thiago Becker - diretor da Escola Sinodal


Conselheiros reempossados

Alexandre Camboim - Associação dos Catadores Cootracar

André Fonseca - Imobiliária Fonseca

Alberto Santos Rebelato - diretor da Clínica Rebelato

Cláudio Leal Fernandes - proprietário das Lojas Massaroca

Claudio Dihl Costa - empresário

Daniela Kraemer - gerente de Relações Públicas e Governamentais da GM - Sul

Derly Queiroz - diretor da Rádio Metrópole

Dirceu Rodrigues Francisco Lopes - presidente do Consepro

Egidio Matiello - proprietário do Escritório de Contabilidade Egidio Matiello

Fabiano Glaeser dos Santos - pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças

Fabiano Rocha Izabel - diretor da Sogil

Gabriel Siota - diretor do Giro de Gravataí

Gidião Monteiro - diretor do Senac

Gilberto Gil Rossi - diretor da Pirelli

Itamar José de Oliveira - empresário

Jonas Matos - sócio-fundador da Mega Office Contábil

José Rosa - presidente do Sindilojas

Julio Barbosa dos Santos Junior - Grupo Escoteiro Murialdo

Luciane Pessato - sócia-proprietária Imobiliária Pessato

Maico Correa - diretor da Nino Imóveis

Marcelo Pirotto - diretor da Concremold

Marco Antônio da Silva Vaz - diretor-geral do IFSUL Gravataí

Moacir Menezes - diretor do Jornal de Gravataí

Oracides Garbini - presidente da Região C do Lions

Pablo Moraes - diretor da Dana

Rita Fagundes - gerente do Sesc

Roberto Bastiani - diretor do Banco de Alimentos

Roberto Gomes - diretor do veículo O Seguinte

Ronaldo Scaratti - empresário


--------------------------------------------------------------------------------------



 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine