Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
03/09/2021

O  presidente do Instituto Cultural Floresta, Leonardo Fração, recebeu na tarde desta quinta-feira (2), a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento Gaúcho. A entrega foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB) e pelo deputado Marcus Vinicius (PP), proponente da homenagem, em cerimônia no Teatro Dante Barone do Palácio Farroupilha.

O deputado Marcus Vinícius frisou que a homenagem é dirigida às pessoas que servem ao povo gaúcho e assinala bons exemplos a serem seguidos. Ele também destacou o compromisso com o desenvolvimento do Estado por parte de Fração. "Suas atividades como empresário e seu envolvimento em causas sociais e coletivas, capazes de promover o bem comum, demonstram essas qualidades."

O proponente da homenagem afirmou, ainda, que não há desenvolvimento possível sem a participação da sociedade civil. "Esta compreensão é fruto de uma mudança cultural, que já é realidade para o homenageado, perceptível em sua atuação, trajetória e obras, e pelos feitos das instituições com as quais colabora", concluiu.

Ao agradecer a condecoração, Leonardo Fração afirmou que o Instituto Cultural Floresta superou suas expectativas. "Cruzou fronteiras e beneficiou policiais do Brasil inteiro", ressaltou. Ele assegurou que o RS vive um dos seus melhores momentos politicos. "Temos um governo federal que interrompeu alguns exageros em relação à burocracia e ao excesso de estado. E no RS temos a sequência de dois mandatos. Um que preparou de forma muito consistente o terreno, e o atual, que está de forma célere e, talvez, impondo o maior pacote de reformas que o país já teve", salientou. O empresário afirmou que sente uma responsabilidade moral de contribuir com a sociedade em que vive.

O presidente Gabriel Souza destacou o ativismo cívico do homenageado. "Fração entendeu que é preciso ajudar, fazer a sua parte, a partir da articulação do Instituto Cultural Floresta. Para Gabriel, o ICF presta um valiosíssimo serviço à sociedade do RS, articulando e captando recursos para investimentos na área da segurança pública. "Fizemos história durante o governo Sartori, com grandes parcerias entres os setores público e privado", recordou o deputado, que foi líder do governo Sartori na Assembleia.

Biografia
Leonardo Fração nasceu em 25 de agosto de 1982 no município de Santa Maria, graduou-se em engenharia civil na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2007. É empresário fundador da Nebraska Capital, empresa gestora de fundos independentes focada no investimento no mercado de capital e ações. Também é membro e presidente do Conselho de empresas na área de saúde e telecomunicações.

É associado ao Instituto de Estudos Empresariais (IEE), desde 2003, entidade que tem como missão formar lideranças empresariais que se comprometam com um modelo de organização social e politica para o Brasil, baseada no ideal democrático, de liberdades individuais, subordinadas ao Estado de Direito. No IEE, ele colaborou com o Fórum da Liberdade, evento que acontece anualmente em Porto Alegre.

É fundador e presidente do Instituto Cultural Floresta, organização não-governamental sem fins lucrativos que contribui com a comunidade gaúcha e protagoniza exemplos de espírito público. Sob sua liderança o ICF tem dado vida ao propósito da organização para o Rio Grande do Sul: um lugar seguro e educado para viver e prosperar. As ações do ICF mobilizam a sociedade civil a se aproximar do poder público para contribuir com sua finalidade. O Instituto é reconhecido como o maior incentivador na área da segurança pública na história do RS. O instituto já fez doações milionárias para a Brigada Militar e órgãos de segurança em 2019. Foram R$ 7,2 milhões em 48 veículos, e R$ 6,7 milhões em armamento e equipamentos como coletes, GPS e rádios.

Além disso, Leonardo Fração e o conselho do ICF têm liderado um esforço sem precedentes na saúde, por meio de ações voltadas ao enfrentamento da Covid-19, causando impactos positivos com a distribuição de milhares de máscaras e respiradores.

Presenças
Participaram da cerimônia o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, representando o governador do Estado; o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen; o defensor público-geral do Estado, Antônio Flávio de Oliveira; o prefeito municipal de Porto Alegre, Sebastião Melo,; o vice-prefeito da Capital, Ricardo Gomes; o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo/RS); os deputados Adolfo Brito (PP), Any Ortiz (Cidadania), Tenente-coronel Zucco (PSL), Carlos Búrigo (MDB), Sérgio Terra (PP), Giuseppe Riesgo (Novo) e Fábio Ostermann (Novo); a chefe de Polícia do Estado, delegada Nadine Anflor; o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Vanius Santa Rosa; o secretário de Segurança Pública de Porto Alegre, coronel Mário Ikeda; o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos de Porto Alegre, Cezar Schirmer; a presidente do CREA/RS, Nanci Walter, o representante da OAB/RS, Pedro Zanetti, os vereadores de Porto Alegre. Fernanda Barth (PRTB), Felipe Camozzato (Novo) e Pablo Melo (MDB); familiares do homenageado; integrantes do ICF e presidentes de entidades empresariais.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine