Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
31/08/2021

Em  live de encerramento acerca da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e da Acessibilidade, na tarde desta segunda-feira, 30, o prefeito Luiz Zaffalon explanou sobre os avanços do município nesta área. “Uma das obras que vem transformando a vida desta parcela da população são as rotas acessíveis na área central da cidade, que iniciaram ainda no governo do ex-prefeito Marco Alba”, lembrou Zaffa.


Além das calçadas, o prefeito também discorreu sobre o Cadastro Municipal das Pessoas com Deficiência, que vem sendo construído pela Secretaria Municipal de Governança e Comunicação Social, por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (APPPD). O secretário da pasta, Airton Leal, que também participou da live, destacou a importância do levantamento dos dados para que o governo identifique e melhore a qualidade de vida deste público.


Na área da educação, além da construção do Complexo de Educação Especial Irmã Soledade, Zaffa apresentou à comunidade escolar os óculos com inteligência artificial adquiridos para as crianças com deficiência visual matriculadas na rede pública. A secretária municipal da Educação, Magda Ely, reiterou a importância do dispositivo para os alunos, uma vez que o equipamento é capaz de ler livros e rótulos, identificar rostos, entre outras facilidades, que irão trazer mais qualidade de vida aos estudantes.


Representando as pessoas com deficiência, estiveram presentes o Centro Ocupacional dos Familiares, Amigos e Deficientes Mentais de Gravataí (Cofameg) e a Associação das Pessoas com Deficiência Visual e Amigos de Gravataí (ADVA). A presidente da ADVA e servidora da APPPD, Patricia Lisboa, falou sobre a importância da semana e todos os avanços do município em direção à acessibilidade. “Eu acompanho este projeto de governo, desde 2012, e são muitas as melhorias que nós, pessoas com deficiência, temos vivenciado. Seguimos trabalhando para que mais avanços venham e que, no próximo ano, possamos estar comemorando ainda mais”, disse Patricia.


Também estiveram presentes na live, o intérprete de libras Ângelo Collioni, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Roberto Barbosa, o vereador e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara de Vereadores, Claudecir Lemes, e a coordenadora do Núcleo de Educação Especial, Simoni Coelho.


-----------------------------------------------------------------



 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine