Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
26/08/2021

Sim,  o autor de best seller, Bráulio Bessa vai apadrinhar as programações da 22ª Feira do Livro de Venâncio Aires, que acontece entre os dias 28 e 31 de outubro. O nome do poeta cearense foi anunciado na noite desta quarta-feira (25), durante a live de lançamento da Feira do Livro deste ano, na Capital do Chimarrão. O evento, organizado pela Prefeitura, Sesc e Conselho Municipal de Cultura é projetado para acontecer de forma presencial, junto ao Parque do Chimarrão, seguindo os protocolos sanitários a serem estabelecidos para o final de outubro. E foi pensando nesse momento de retomada que o tema “Ler aproxima” foi escolhido pelos organizadores, como forma de incentivar a leitura como atividade de integração entre as pessoas.
Para o prefeito Jarbas da Rosa, projetar a retomada mais presencial de público aos eventos, na Feira do Livro é significativo. “Uma programação bem completa que mobiliza cultura e educação, somado ao Festival Gastronômico e Cultural, que vamos viver naquele mesmo final de semana, no Parque, representando uma retomada e valorização na economia local, juntamente com o controle sanitário necessário que vamos ter nestes eventos, vão evidenciar a forma como Venâncio Aires quer seguir em diante. Vamos focar nossas forças na economia, na saúde, educação, cultura e agricultura”, disse o prefeito.
Já o secretário municipal de Cultura e da Educação, Emerson Elói Henrique, relacionou a programação da feira às ações que a gestão municipal vem fazendo, buscando promover melhorias na educação do município. “O retorno da Feira do Livro presencial ratifica mais um marco importante na Educação neste ano. Além do nosso 12º Concurso Literário, queremos retomar a compra de livros para nossas escolas, inclusive, introduzindo o conceito de bibliotecas virtuais. Quem sabe nossa Kombi da Leitura não reaparece?”, provocou o secretário.
PATRONO – O poeta Bráulio Bessa deve estar na Capital do Chimarrão, já para a abertura da Feira do Livro, marcada para às 19h30min, do dia 28 de outubro. Na oportunidade, a organização do evento realiza um bate-papo com o escritor que além de poeta e escritos dos títulos mais vendidos no Brasil. Sua vida como escritos iniciou aos 14 anos quando rabiscava nos cadernos da escola seus primeiros versos. Natural de Alto Santo, interior do Ceará, Bessa tem como principal fonte de inspiração a poesia de Patativa do Assaré, que versava à sua maneira dos afetos e da vida no sertão.

Em 2012 com a criação de uma página na internet, sua poesia alçou voos distantes e encantou todo o Brasil. Ultrapassando a marca de 100 milhões de visualizações em seus vídeos, o poeta também é recepcionado semanalmente pelas famílias brasileiras no programa de TV Encontro com Fátima Bernardes, do qual é Consultor de Cultura Nordestina e apresenta sob um olhar poético temas diversos. Disseminando sua poesia aos quatro cantos, Bráulio é considerado um dos maiores ativistas da cultura nordestina no mundo.
CONCURSO - No evento transmitido pelas redes sociais e apresentado pela coordenadora de Comunicação e Marketing da Prefeitura, Daiana Nervo e a gerente local do Sesc, Diane Araújo, foi apresentada as programações para os quatro dias de feira. Entre as atividades estão contação de histórias, apresentações culturais, sarau e o concurso literário. Em sua 12ª edição, o Concurso Literário é destinado a alunos de escolas públicas e particulares de Venâncio Aires, e também professores e comunidade em geral. As participações poderão ser através da produção de desenho ou poema inéditos, a partir do tema da feira ou de obras literárias de algum dos escritores que participam da programação.

PROGRAMAÇÃO:
28/10/2021 – Quinta-feira (Público Alvo: Educação Infantil / Anos Inicias e comunidade em geral
Manhã:
8h – Abertura da Feira
8h– Animação cultural com Vivandeiros da Alegria
9h – Histórias para brincar com a escritora Léia Cassol
10h- Contação de História - “Toninho Pescador” com Pedro Marodin
11h- Animação cultural com Vivandeiros da Alegria
Tarde:
13h – Animação cultural com Vivandeiros da Alegria
14h30 - Histórias para brincar com a escritora Léia Cassol
15h30- Animação cultural com Vivandeiros da Alegria
19h - Sexteto Tempero Brasil
19h30- Abertura oficial do evento e bate-papo com o patrono Bráulio Bessa
22h – Encerramento das atividades do dia.
29/10- sexta-feira (Público alvo – Adolescentes Anos Finais, Ensino Médio e público em geral)
Manhã
8h – Abertura da Feira
8h- Animação cultural com Vivandeiros da Alegria
9h- Literatura e Rock com Vinícius Rodrigues
10h30- Literatura em quadrinhos com Vinícius Rodrigues
Tarde
14h30 - Literatura de Terror com Vinícius Rodrigues
15h – Animação cultural com Vivandeiros da Alegria
17h - Contação de História - “Toninho Pescador” com Pedro Marodin
18h30- 12º Concurso Literário de Venâncio Aires
19h30- Apresentação do Grupo Alphorria
22h – Encerramento das atividades do dia.
30/10 – Sábado
10h - Abertura da Feira com visitação aos livreiros
10h- Animação cultural com Vivandeiros da Alegria
10h30 - Contação de história " Histórias Rocambolescas de um mundo Amazônico" com a Destemperados Teatro
14h - As fantásticas aventuras de um menino que lia livros com a Destemperados Teatro
16h- Pé de Minhoca Histórias Cantadas com Mari Corrêa e Thomaz Lenz
17h - Escritores Venancio-airenses com Gean Naue
19h- Show com Vocal da Uninter
22h30 – Encerramento das atividades do dia.
31/10 – Domingo
10h- Abertura da Feira com visitação aos livreiros
10h- Animação cultural com Vivandeiros da Alegria
13h- Animação cultural com Vivandeiros da Alegria
15h- Espetáculo circense “A mala do meu vô”
16h – Animação cultural com Vivandeiros da Alegria
17h- Show com Bico Fino Brothers Band
18h – Sarau de Halloween com a Biblioteca Pública
19h – Encerramento da Feira do Livro 2021.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine