Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
CANOAS
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
VENÂNCIO AIRES
 



 
  
 
 
23/08/2021

A   Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), inaugurou mais um espaço modelo para o descarte correto dos resíduos. O Ecoponto Parque dos Eucaliptos está localizado na Rua Cassiano Xavier, no bairro Parque dos Eucaliptos. No local, que funcionará de segunda a sábado, das 8h às 17h, a população poderá descartar móveis e eletros inservíveis, óleo de cozinha e resíduos de podas e de construção civil, entre outros materiais. Além disso, no terreno ao lado, uma praça com quadra poliesportiva foi totalmente revitalizada, ganhando um novo playground acessível, além de pintura, telas, goleiras e tabelas.

Segundo o prefeito Luiz Zaffalon, “este é um dia histórico para essa região da cidade". Ele comentou que, mesmo com chuva, não era possível adiar a entrega de um equipamento público eficaz no combate ao descarte de lixo irregular e que, ainda, vem acompanhado por um complexo de lazer tão importante para a convivência sadia da comunidade. "Aqui, neste local em que construímos esse belíssimo ecoponto, antes tínhamos montanhas de lixo. A prefeitura limpava e, horas depois, já tinha gente depositando caliça e todo o tipo de resíduo. Agora, cabe à comunidade vir visitar esse lindo local e usufruir do que ele oferece, pois, além da destinação correta dos resíduos, é uma grande área de lazer para toda a família", disse Zaffa, que destacou ainda ser fundamental, cada vez mais, cultivar o sentimento de pertencimento nas pessoas. “Trazer o seu resíduo ao ecoponto é um ato de cuidado e amor pela cidade. Não jogar lixo na rua, fazer a sua calçada, cuidar da natureza existente, dos equipamentos públicos, como as praças, tudo isso é pertencimento e temos que cultivá-lo, em Gravataí, cada vez mais”, finalizou.

Totalmente gerenciado pela prefeitura, o espaço contará com manutenção e limpeza diária, além de segurança 24 horas. Em todos os ecopontos instalados na cidade - atualmente, são três, mas o número deve aumentar gradativamente - cada pessoa pode descartar, diariamente, até dois metros cúbicos de resíduos, o equivalente a uma caçamba de uma caminhonete ou um reboque. O secretário municipal de Serviços Urbanos, Paulo Garcia, lembrou que Gravataí vem ganhando crescente destaque no estado por seu projeto de ecoponto sustentável e de grande poder de socialização da comunidade do entorno. "Demonstramos que é possível termos um local em que se recolhe o resíduo, se dá a destinação final correta e, ainda, que a comunidade pode se integrar. Estamos, assim, transformando os nossos ecopontos em complexos de recebimento de resíduos onde se pode viver em comunidade", enfatizou o secretário, lembrando que este é um projeto que começou no governo do então prefeito Marco Alba e que está tendo continuidade na administração do prefeito Zaffa.

Presente na cerimônia de entrega à comunidade, o ex-prefeito Marco Alba revelou que organizar a casa e cuidar das pessoas, que foram dois grandes pilares do seu governo, também significam transformar a cidade em um espaço de convivência mais limpo. "Estamos celebrando mais uma vitória da população e fazendo aquilo que o poder público deve fazer, que é promover a felicidade da nossa comunidade, fazendo entregas que mudam para melhor a vida das pessoas." Também estiveram presentes no ato o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Alan Vieira, e os também vereadores Dilamar Soares, Alex Peixe e Demétrio Tafras, além de diversos secretários e outros colaboradores da gestão municipal.

-------------


 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine