Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
23/08/2021

Os  atletas do projeto Basquete em Cadeiras de Rodas (BCR) Brother Spartans, de Canoas, realizaram um jogo na manhã deste domingo (22), no ginásio Martin Luther King, em alusão à XXIV Semana da Pessoa com Deficiência, que iniciou no último sábado (21). Com o tema “Pessoas com deficiência – novos desafios, inclusão sempre” e uma vasta programação, a Semana acontece até o dia 27 de agosto.

Nove jogadores participaram da atividade, que tem o objetivo de ressaltar a importância da inclusão de pessoas com deficiência no esporte. A programação da semana inclui debates, feira de oportunidades, exposição, homenagens, apresentações musicais e culturais. Em função da pandemia, alguns eventos serão transmitidos via live no Facebook das entidades organizadoras, com o intuito de fortalecer o papel da pessoa com deficiência na sociedade, promovendo momentos inclusivos.

De acordo com o secretário da Coordenadoria da Inclusão, Vitor Longaray, a Semana da Pessoa com Deficiência é um momento em que a sociedade tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho e as políticas públicas oferecidas na inclusão. “Precisamos mostrar aos canoenses as possibilidades de inclusão das pessoas com deficiência, seja no mercado de trabalho ou no esporte. Nosso objetivo é ampliar as políticas públicas de inclusão, garantindo oportunidades e os direitos dessas pessoas”, finaliza.

O secretário ainda afirma que novas modalidades do paradesporto devem ser oferecidas em Canoas, entre elas o boxe sobre rodas. O projeto está sendo desenvolvido pelo profissional de educação física e servidor da Prefeitura, José Valter Correia de Lima, que não tem os movimentos do braço esquerdo. “Eu treinei boxe durante muitos anos e, com a paralisia do meu braço, meu sonho passou a ser treinar outras pessoas. Por isso, tivemos a ideia de oferecer o boxe para cadeirantes”, explica.

José também é paratleta de snowboard e faz parte seleção brasileira. Ele treina em Gramado, no parque Snowland, nos finais de semana, e no simulador de surf durante a semana. No snowboard, ele já foi campeão da Copa Brasil Itália e prata no Campeonato Brasileiro de 2019.

A XXIV Semana da Pessoa com Deficiência é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Canoas (COMDIP), com o apoio da Coordenadoria Municipal da Inclusão.
Nesta segunda-feira (23), a programação segue das 9h às 16h com o Dia D de Serviços socioassistenciais e oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência, que acontecerá no Calçadão, na Rua Tiradentes, Centro. Confira a programação completa aqui.


 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine