Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
CANOAS
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
VENÂNCIO AIRES
 



 
  
 
 
06/08/2021

POR  FERNANDO ESTIMA
Porto Alegre, Porto dos Casais e agora do também centenário Cais Mauá. Um misto de emoção e alegria tomou conta de todos nós em 1º de agosto, pois alcançar a marca história de cem anos significa que o sonho de edificar um porto às margens do Guaíba foi uma decisão acertada e dotada de êxito.

A tradição histórica de um cais, que é marca registrada de uma cidade amada por todos os gaúchos, contrasta com o novo momento que o lugar passa a viver com a inauguração do Cais Embarcadero. Estreitar ainda mais as relações entre os porto-alegrenses e gaúchos com este patrimônio público mostra a nova identidade para os próximos cem anos.

Um porto fluvial com características marítimas é fruto de sua localização e estruturação privilegiada, capaz de conectar a produção da região metropolitana com o mundo. Um porto fluvial com características marítimas que possibilita o transporte de riquezas em águas internas por meio da maior laguna da América Latina.

Um porto fluvial com características marítimas que acompanhou o desenvolvimento da cidade e o crescimento da região. Um porto fluvial com características marítimas que viu no Cais Navegantes a chance de modernização e ampliação das movimentações. Enfim, um porto fluvial com características marítimas que se orgulha de suas façanhas.

Atualmente, a movimentação anual gira em torno de 1 milhão de toneladas. São cargas de fertilizantes, cevada, trigo, sal e outras que ganham as águas do Guaíba e de seus afluentes na direção do progresso, frente a um dos períodos mais desafiadores para todos nós e que por conta da dedicação dos trabalhadores portuários não parou por um dia sequer em meio a pandemia.

Celebrar o passado é importante e necessário para entendermos o que vivemos agora e também para planejarmos o futuro com a segurança de uma base sólida. Que os próximos cem anos nos tragam registros de novas e significativas movimentações, bons momentos à beira do Guaíba e, acima de tudo, desenvolvimento.


 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine