Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
18/06/2021

A  nova turma do Curso de Sucessão Familiar oferecido pela Languiru conta com mais de 30 inscritos e iniciou com as aulas no mês de maio. Com dez encontros online, serão duas horas semanais até o dia 09 de setembro. O conteúdo está sendo ministrado por docentes da Univates e a formação conta com o apoio do Sescoop/RS.

Tem por objetivo desenvolver habilidades de gestão de conflitos nas relações familiares dos participantes, explorando a importância da liderança atrelada à gestão das emoções; e ressaltar as fases da sucessão familiar e seus desafios, como forma de potencializar o empreendimento familiar e permitir a continuidade da agricultura no processo de sucessão.

As disciplinas tratam do empreendimento familiar, como lidar com sentimentos e emoções durante o processo de sucessão, liderança e gestão de pessoas, relações familiares e a gestão de conflitos, além de dinâmicas envolvendo os pais.

Participam da turma jovens de Canudos do Vale, Monte Alegre, São Lourenço do Sul, Estrela, Vale Verde, Imigrante, Teutônia, Marques de Souza, Arroio do Meio, Lajeado, Colinas, Bom Retiro do Sul, Progresso e Paverama.

Aula inaugural

O primeiro encontro destacou o tema “Sucessão na agricultura familiar: desafios e fases”, com a professora Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar. Com discursos carregados de sentimento e emoção dos estudantes, foi possível visualizar a evolução no campo. “A realidade do setor primário hoje é muito diferente, não conseguimos ser competitivos e continuar produzindo se não houver a busca por qualificação, as pessoas precisam se especializar. Onde não há sucessão, as propriedades registram redução de índices de produtividade e estão fadadas a sair do negócio”, alertou Fernanda.

A professora se disse extremamente animada com a disposição desses jovens em permanecer no campo. “Uma das dificuldades no meio rural é justamente a sucessão, mas nesse grupo percebemos o desejo de continuar. Pensamentos distintos sempre vão existir entre as diferentes gerações, o importante é saber como dar conta disso.”

Modelo bem-sucedido

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, mencionou o modelo bem-sucedido do Curso de Sucessão Familiar, citou as turmas anteriores e a grande expectativa com esse novo grupo. “Buscamos formar novas lideranças, aperfeiçoar os processos produtivos e de gestão, e temos certeza de que esses jovens sairão diferentes desse curso. Pensando na sustentabilidade da Cooperativa, precisamos formar novas lideranças, valorizando também a participação das mulheres. O envolvimento de jovens de diferentes municípios no Curso de Sucessão Familiar reflete o quanto a Languiru ampliou seus espaços de atuação, o quão longe vai para a captação da matéria-prima e contribui com o desenvolvimento regional”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Languiru

juventude languiru

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine