Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
10/06/2021

Nesta  terça-feira, 08, uma comitiva de Venâncio Aires esteve na Universidade de Santa Cruz do Sul para conhecer as estruturas da Incubadora Tecnológica e do Parque Tecnológico mantido pela Unisc na cidade vizinha. O objetivo é implantar o projeto em Venâncio Aires e fomentar novas experiências empreendedoras nas áreas de tecnologia e agroindústria de alimentos. Um protocolo de intenções deve ser assinado nos próximos dias para iniciar a incubação das primeiras empresas em Venâncio Aires.

Com a participação do prefeito Jarbas da Rosa, da vice Izaura Landim, dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Nelsoir Battisti; da Educação, Emerson Henrique, e assessores, a visita foi coordenada pela reitora da Unisc, Carmen Lúcia Helfer, o vice-reitor Rafael Henn e toda a direção do Parque Científico e Tecnológico Unisc (TecnoUnisc). Além de uma apresentação institucional sobre o trabalho iniciado há quase vinte anos no campus de Santa Cruz do Sul, o grupo visitou as estruturas e conversou com técnicos e empresários sobre as experiências que devem ser implantadas na Capital do Chimarrão.

Com o objetivo de apoiar a formação e consolidação de micro e pequenas empresas tecnologicamente inovadoras, a Incubadora deve oferecer espaço físico, treinamentos, consultorias especializadas, orientação empresarial e suporte na elaboração de projetos para busca de recursos junto a órgãos de fomento. “Já mostramos nosso interesse e a Unisc também. Agora, vamos assinar o protocolo de intenções para implantação, provavelmente junto ao campus da Unisc em Venâncio Aires e definir, via edital, os critérios para seleção das empresas que poderão ser incubadas aqui”, revelou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelsoir Battisti.

O prefeito Jarbas da Rosa ressalta que o projeto prevê a incubação de empresas tecnológicas ou inovadoras ao longo de dois anos e, assim que elas estiverem preparadas para o mercado, poderão ir para o Parque Tecnológico, que deverá ser montado junto a área da antiga Favan. “É mais uma ação do nosso programa de desenvolvimento. Acreditamos muito no fomento de novas ideias e queremos incentivar os empreendedores locais a se desenvolverem de forma sólida, gerando riqueza e empregos qualificados. A Incubadora e o Parque Tecnológico são projetos que sairão do papel ainda neste ano para fazerem diferença no futuro do nosso município”, destacou.

A reitora da Unisc, Carmen Lúcia Helfer completa que o mais importante é a vontade demonstrada entre todos os envolvidos. “Quando o poder público, universidade e empresários se unem, o resultado é desenvolvimento de toda a região”, concluiu.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine