Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
07/06/2021

Segundo  uma pesquisa realizada pelo British Council e do Instituto de Pesquisa Data Popular, 1% da população brasileira é fluente em inglês. Você quer aprender inglês e não sabe como começar ou acha muito difícil adquirir conhecimento sobre a língua, sua escrita e a fala? A docente de idiomas do Senac Caxias do Sul Michele da Costa preparou quatro dicas que vão facilitar esse caminho para os primeiros passos na língua. Aproveite o caminho do aprendizado com música, filmes, séries e arrase! Confira:

1) Para aprender vocabulário e ficar gravado na memória.

Pegue um caderno pequeno e escreva cinco palavras e, ao lado, um desenho ou a tradução da mesma. Leia as palavras em voz alta, escreva-as novamente em qualquer outro pedaço de papel. Feche os olhos e lembre-se das palavras escritas. No dia seguinte, adicione mais três palavras e faça os exercícios de memorização – leia em silêncio, leia em voz alta, e escreva em outro papel. Depois de uma semana as primeiras cinco palavras estarão na sua mente e você estará no caminho de aprender todas as outras. Sempre que for ver objetos e verbos de ação, tente imaginar e faça um desenho. Com palavras abstratas isso pode ser mais difícil, mas não é impossível. Use a sua imaginação.

2) Para treinar o ouvido nada melhor do que música.

Hoje com os serviços de streaming de música temos na palma da mão uma opção maravilhosa para melhorar o ouvido e ainda aprender novo vocabulário. Na maioria das vezes podemos escolher a opção de visualizar a letra ao mesmo tempo que escutamos a música, e assim aprendemos mais. Para que o aprendizado fique realmente gravado na memória é bom escutar a mesma música várias vezes e depois sem a letra para que se tenha certeza que está se ouvindo de forma nítida. Lembre-se que não é necessário a tradução de todas as palavras, apenas aquelas que você não consegue deduzir pelo contexto.

3) Nada melhor do que ler para aprender sobre estrutura gramatical e vocabulário.

A leitura é uma das melhores formas de aprender uma língua e deve ser feita de forma diária. Se você acha que não está pronto para ler um livro, faça uma conta de Twitter, ou outra rede social, e siga apenas conteúdos na língua que você está aprendendo. Troque o idioma do seu celular. Assim você terá contato diário com a língua.

4) Quanto tempo por dia você assiste TV? Nesse período você pode estar aprendendo novas palavras e expressões.

Assim como a dica de escutar música com a letra, assista um filme ou seriado com a legenda no idioma alvo. Por exemplo, seu seriado preferido é Friends e você já assistiu um milhão de vezes, mas sempre dublado, ou com legenda em português. Assista novamente com áudio e legendas na língua que você quer aprender. No começo pode ser difícil, mas é gratificante quando se percebe que nem precisa mais de legendas para acompanhar.

Aprender uma nova língua não é fácil, mas é muito importante. Não esqueça que a persistência é essencial nesse caminho. Experimente as dicas e solte a língua!

O Senac Caxias do Sul está com inscrições abertas para as turmas de idiomas. Mais informações podem ser encontradas no site www.senacrs.com.br/caxias ou podem ser obtidas pelo telefone (54) 32251666 ou pelo WhatsApp (54) 99268-9873. A escola fica localizada na avenida Júlio de Castilhos, 3638 – Centro.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine