Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
24/05/2021

A  Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT) promoveu, por meio de vídeo conferência, nesta sexta-feira, 21, o terceiro encontro virtual dos representantes da robótica local, que constituem o projeto denominado de GAIA ROBOTICS. A pauta foi traçar os próximos passos de atuação e trabalho do grupo para o Mês Nacional da Inovação, que deverá ocorrer em outubro com ações e movimentos simultâneos propostos e organizados pelas instituições.

O GAIA ROBOTICS é um programa de fomento e promoção da pesquisa e desenvolvimento de sistemas robóticos, envolvendo alunos e professores de instituições e representantes de organizações civis com atuação destacada no Ecossistema de Inovação, Ciência e Tecnologia de Gravataí. Entre os principais objetivos do grupo, estão promover a pesquisa e o desenvolvimento de robótica móvel e ferramentas para a indústria 4.0 entre os alunos das instituições, possibilitando a visibilidade nacional e internacional de Gravataí no cenário da robótica.

Na ocasião, os integrantes tiveram a oportunidade de explanar sobre os eventos que já ocorrem em suas instituições e trazerem ideias de como fomentar os mesmos e criar movimentos em que todos pudessem agregar com suas expertises e conhecimentos. A secretária da SMICT, Selma Fraga, ressaltou a função importante do grupo, responsável por traçar estratégias e um planejamento de ações que interajam com a população de Gravataí, gerando engajamento e proximidade dos mesmos com o tema robótica. A secretária enfatizou ainda o papel da SMICT em aproximar a legislação do município do cenário tecnológico: “possibilitar a inovação na cidade em expressão nacional e internacional é o nosso principal objetivo”, destacou.

Estiveram presentes na reunião os representantes da Aidtec The Brazilian trailblazers, Gabriela Ribeiro e o aluno do IFisul Bruno Osio; a CEO da Fill Robotics Escola de Roboticistas, Silvia Milene Silva de Almeida da Costa; o professor e coordenador técnico da Escola Dora Dimer, Silvio Teixeira; a coordenadora NTE Gravataí 28ªCRE - SEDUC RS, Suziane Almeida Toffoli; o técnico em informática - SEDUC RS Antônio José Maranghello Jr.; a gerente de Operações SENAI Gravataí, Suzana Sartori; o vice-diretor de tecnologia e a coordenadora de Tecnologias Educacionais da escola SESI Gravataí, Jaime Valim Mansan e Fernanda Costa, respectivamente; a especialista em educação da SMED, Nayala Silva Ramos.

Texto: Franciele Oliveira
Foto: Silvio Teixeira

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine