Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
19/05/2021

O  Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) comemora os avanços obtidos na linha de uma assistência em saúde mental mais digna aos pacientes nas últimas décadas, com o fim de manicômios e instituições que não respeitavam a dignidade das pessoas.

Porém, comemorar avanços pregando retrocessos ou defendendo ideias muito mais ideológicas do que técnicas não é aceitável.

Só chegamos a tempos melhores pela qualidade de Psiquiatras e outros profissionais em saúde mental, pelo avanço da ciência, introdução e aperfeiçoamento de medicações que possibilitaram, quando indicadas, a estabilização de pacientes e prevenção de internações hospitalares.

Da mesma forma, é fundamental ressaltar que a dignidade a quem possui transtornos psiquiátricos somente é e será garantida com atenção integral aos pacientes, reforçando-se a complementaridade entre assistência ambulatorial e hospitalar, princípio essencial à garantia de tratamentos e suporte eficazes a quem precisa.

Nos últimos meses, temos tido importantes vitórias no Rio Grande do Sul, como a garantia de expansão de leitos e reposição de pessoal ao Hospital São Pedro, instalação, na Assembleia Legislativa gaúcha de Frente Parlamentar em defesa de estruturas de saúde mental no estado, encaminhamentos para a abertura no novos leitos psiquiátricos no interior e fortalecimento da rede ambulatorial estadual em saúde mental.

Negar a importância desses pontos é excluir de milhares de pacientes a possibilidade de uma vida melhor, e não podemos defender inclusão promovendo ideias excludentes.

O Núcleo de Psiquiatria do Simers sempre terá como foco garantir a cada gaúcho e suas famílias ambulatórios, CAPS e leitos psiquiátricos com estrutura e profissionais capacitados, a todos com transtornos psiquiátricos. Sigamos avançando!

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine