Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
28/04/2021

O  presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, participou, na tarde desta terça-feira (27), de um encontro virtual com presidentes e conselheiros de subseções da Serra gaúcha. Junto com Breier, estiveram presentes o vice-presidente da Ordem gaúcha, Jorge Fara, e o conselheiro seccional Leonardo Lamachia.

No encontro, a diretoria da seccional oportunizou que os representantes das subseções levassem as demandas da advocacia da região – um movimento que tem sido feito com todas as regionais da OAB/RS. Entre os temas colocados, estavam as dificuldades de atendimento no balcão virtual, a falta de servidores do judiciário nas comarcas, as dificuldades financeiras e a lentidão dos processos.

Atento a todas as reivindicações, Breier concordou que há muitos problemas a serem enfrentados e explicou a atuação da Ordem diante deles: “Corremos o risco de um colapso na Justiça se os fóruns continuarem fechados para a advocacia poder trabalhar. É algo que não temos dimensão de como pode ser. Por isso, estamos incansáveis pela reabertura do judiciário”, explicou ele, que também reforçou a necessidade de todas as subseções promoverem a atuação do cadastro da advocacia para as eleições virtuais de 2021 à presidência da OAB/RS. “É um projeto piloto visando ao futuro da OAB, para que advogados e advogadas participem de eleições onde quer que estejam”, finalizou.

Lamachia comentou sobre os obstáculos enfrentados no momento e destacou a força de presidentes e conselheiros de subseções: “Vivemos o ano mais difícil da advocacia gaúcha, uma situação caótica nos processos físicos. Se a advocacia nacional passa por uma crise, nós passamos por uma maior ainda, quem está na ponta dessa luta, sentindo todas as dificuldades e os dramas de colegas, são as lideranças das subseções”, pontuou.

Fara reforçou, falando sobre a estrutura que a Ordem oferece para as subseções: “Nosso ato pela reabertura do judiciário para que possamos voltar a trabalhar foi muito elogiado e obteve grande repercussão. Além disso, estamos atuando em outras frentes, como a da regularização dos dativos. O período atual é muito difícil, mas não há dificuldade que nós, juntos, não possamos vencer”, afirmou.

Estiveram presentes à reunião: a vice-presidente da CAA/RS, Mariana Melara Reis; os presidentes das subseções de Canela, Anne Grahl Müller; de Caxias do Sul, Rudimar Luís Brogliato; de Guaporé, LourensoPresotto; de Igrejinha, Carine Martini; de Lagoa Vermelha, Daniel Dal Castelli Neto; de Nova Petrópolis, Aurea Born; os vice-presidentes das subseções de Bento Gonçalves, Natalício Eduardo; de Garibaldi/Carlos Barbosa, Elenice Girondi Koff; de Lagoa Vermelha, Carla Luiza Davanzo; e a secretária-geral da subseção de Farroupilha, Silvia Maria Mandelli Trevisan. Além deles, também participaram os conselheiros seccionais André Zuco, Graziela Vanin, Josana Rivoli, Marcelo Rugeri Grazziotin, Otto Barreto, Rodrigo Cassol Lima.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine