Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
26/04/2021

A  Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL), lançou na sexta-feira (23/4) dois editais voltados ao desenvolvimento de projetos das áreas do livro, da leitura e da literatura. As propostas marcam o Dia do Livro e dos Direitos Autorais e foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE RS). Os editais fazem parte do Projeto Literatura em Ação e foram executados com recursos provenientes de emenda parlamentar destinada pela deputada federal Fernanda Melchionna, com apoio do Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura.

As inscrições vão até 7 de junho. O edital Sedac 1/2021 – Produtor cultural organizador de feiras de livros ou agente organizador de feiras de livros busca uma pessoa para desempenhar a função de coordenador de projetos para capacitação de organizadores de eventos culturais literários em gestão de projetos e organização de feiras de livros. Para acessar o edital, clique aqui. A inscrição é feita por meio de preenchimento de um formulário.

O edital edital Sedac 2/2021 – Profissional da área de Biblioteconomia fará a seleção para a função de coordenador de projeto para capacitação em gestão de projetos para bibliotecários e agentes de bibliotecas. Para acessar o edital, clique aqui. A inscrição é feita por meio de preenchimento de um formulário.

Ambos os editais preveem a realização de projetos em formato de cursos à distância sobre, respectivamente, a organização de feiras de livros e a gestão de projetos em bibliotecas, com carga horária entre 40 horas e 60 horas. Os profissionais selecionados receberão um valor total de R$ 15 mil cada um.

“Estamos trabalhando na elaboração de ações culturais para produtores de eventos literários com foco em feiras de livro, e para bibliotecários, por meio de ações de formação, capacitação e qualificação, colaborando para o desenvolvimento profissional dos envolvidos e para o crescimento das dezenas de eventos realizados no Estado, incitando a criação de outros em benefício da democratização do acesso ao livro, à leitura e à cultura”, diz a diretora do IEL, Patrícia Langlois.

“Estes editais possibilitarão enriquecer a formação de profissionais da área. Tenho certeza que isso impactará na qualidade das ações e projetos que veremos daqui para frente em nosso Estado”, afirmou a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

Editais

Para efetuar o preenchimento e anexar os arquivos nos formulários eletrônicos, é preciso estar logado em uma conta do Google.

Edital Sedac 1/2021 – Feiras de Livros

Edital | Inscrições | Mais informações: editalfeirasiel@gmail.com

Edital Sedac 2/2021 – Bibliotecas

Edital | Inscrições | Mais informações: editalbiblioiel@gmail.com

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine