Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
17/04/2021

Em  abril de 1987 surgia um dos maiores bairros de Canoas, o Guajuviras. O dia 17 de abril representa o dia da ocupação que se deu a partir de um processo de invasão do Conjunto Habitacional Ildo Meneghetti por pessoas sem moradias. O bairro, que nasceu dessa ocupação, foi considerado na época o maior aglomerado de habitações populares do Rio Grande do Sul. O período, conforme historiadores, foi marcado pela luta pela moradia na Região Metropolitana de Porto Alegre, e no Estado. Originalmente, o bairro possuía 5.974 unidades habitacionais.

Ao longo dos anos o bairro cresceu, e teve sua população aumentada. Foram construídos um posto policial, um CRAS, uma UPA, cinco Escolas Municipais, duas Estaduais, cinco Escolas de Ensino Fundamental, três escolinhas infantis conveniadas e 2 postos de Saúde.

Conforme moradores, e líderes comunitários, o Guajuviras representa muito mais que apenas os conjuntos habitacionais. Ele tem um valor simbólico pela luta por direitos básicos como água, luz, e transporte. Os principais avanços foram o aumento do comércio, geração de emprego e renda, saúde, educação e segurança.

A história do bairro começa antes da sua fundação, em 1963, com a desapropriação de uma fazenda que pertencia ao empresário A.J.Renner, pelo então governador Ildo Meneghetti, que repassou as terras para a COHAB. Naquele período havia um movimento de pessoas migrando da capital, e do interior, atraídas pela oferta de trabalho e pelo baixo preço das propriedades em comparação com Porto Alegre.

Em 1979, foi dado o pontapé inicial para a construção de casas populares. Era o início do Conjunto Habitacional Ildo Meneghetti. As obras eram feitas por setores, por diferentes empresas. Na década de 80 ocorreram problemas econômicos em função da mudança nos planos financeiros, que causaram reajustes nos contratos das empreiteiras. Em função destes problemas as obras foram paralisadas. Após quase 1 década onde as moradias prontas ficaram abandonadas, a população liderada pelo sindicato dos metalúrgicos deu início a uma das maiores ocupações de Canoas.

Atualmente a antiga árvore Guajuviras que integrava a fazenda de A.J.Renner, se transformou em conjunto habitacional, virou bairro, território da paz, e concretizou o sonho de muitos canoenses de ter a sua casa própria.

Foto: Alisson Moura

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine