Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
13/04/2021

O  presidente da Famurs, Maneco Hassen, participou na tarde desta terça-feira (13/4) do ato de disponibilização de adesão das Atas de Registro de Preço referente às plataformas de ensino digital do governo do Estado. Com a medida, as prefeituras poderão adquirir as ferramentas digitais de português e matemática para uso na Rede Municipal de Ensino.

Em sua manifestação, Maneco destacou que a implementação das plataformas educacionais irá ajudar os municípios diante das dificuldades que irão surgir a partir do longo período em que os alunos estão sem aulas. “Este é mais um instrumento, uma possibilidade que irá acrescentar muito nos municípios, ainda mais neste momento de dificuldades na educação que estamos enfrentando. São ferramentas com preço em conta, possível de os municípios fazerem a adesão sem nenhum impacto financeiro”, afirmou.

O presidente da Famurs também informou que a entidade estará à disposição dos municípios que porventura quiserem conhecer melhor as plataformas e sanar dúvidas sobre critérios para adesão e valores. “Nós, enquanto instituição, queremos servir de elo para que os municípios possam ter esse acréscimo na sua educação e diminuir as dificuldades que estamos tendo neste momento”, salientou. Por fim, Maneco parabenizou o governador e sua equipe pela iniciativa de trazer a tecnologia para o dia a dia dos estudantes, medida que permanecerá para além do pós-pandemia.

O governo do Estado, Eduardo Leite, agradeceu a parceria da Famurs e declarou que o diálogo e a construção de soluções conjuntas são determinantes para seguir uma mesma direção: a de fortalecer a rede de ensino. “Não basta gerir a nossa rede, temos que coordenar com os municípios a ação da educação em uma mesma direção”, declarou.

Apesar de simbólico, a secretária de Educação (Seduc), Raquel Teixeira, manifestou que o ato é importante e representa a oportunidade para os municípios aderirem a um programa que faz parte da política de unidade educacional. A secretária destacou a aceleração do uso das tecnologias e que estudantes estão sendo penalizados com as escolas fechadas, o que resultará em um desafio futuro para que as escolas consigam equilibrar as desigualdades de aprendizagem. Raquel também convidou os prefeitos e prefeitas a criarem, junto com o Estado, um pacto pela educação gaúcha que se baseia na qualidade.

Na oportunidade, o secretário de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Claudio Gastal, explicou aos gestores como irá funcionar a solicitação de adesão, destacando que as atas são abertas e públicas, não havendo exclusividade ou reserva de licença aos municípios gaúchos. A sugestão é de que, havendo interesse, que as prefeituras façam a adesão das atas de preço o mais breve possível.

Também realizaram manifestações o secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato, e o ex-secretário de Educação e atual deputado estadual, Faisal Karam.

Texto: Ellen Renner
Foto: Itamar Aguiar

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine