Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
08/04/2021

Um  encontro virtual para apresentar a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples) aos prefeitos e secretários municipais foi realizado na manhã desta quinta-feira (8/4). A webconferência “Redesimples – Integração dos Municípios” foi promovida pela Famurs, Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Sebrae RS e pela Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS (JucisRS).

O sistema, que tem o objetivo de reduzir a burocracia, estabelece os procedimentos para simplificar e integrar os processos de abertura, alteração, baixa e legalização de empresários e pessoas jurídicas com uma entrada única de dados e documentos. Isso acontece pois todos os órgãos que emitem as permissões estão integrados – Junta Comercial, Receita Federal, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Secretaria da Fazenda –, acelerando os processos e evitando aglomerações neste momento de pandemia, pois todas as etapas são digitais.

Atualmente, 406 municípios gaúchos integram a rede. A meta é chegar até o fim de 2021 com 100% de adesão.

Em sua manifestação na abertura da webconferência, o presidente da Famurs, Maneco Hassen, destacou que a retomada do desenvolvimento econômico e social, principalmente no pós-pandemia, dependerá das ações das prefeituras em auxiliar os empreendedores a implementarem seus negócios de uma maneira mais simples. “Isso obviamente passa pela desburocratização, pela parceria, pelo auxílio, pelas pessoas se sentirem confiantes naquilo que estão planejando. E isso os municípios podem fornecer através dessas parcerias que são, muitas vezes, de orientação e facilitação”, explicou.

Conforme Maneco, a Famurs fará todo o esforço necessário para que a meta seja atingida e que 100% dos municípios estejam integrados no sistema, obtendo os benefícios que a rede proporciona para a administração pública.

Participaram da abertura do encontro o secretário de PGG, Cláudio Gastal; o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy; e a presidente da JucisRS, Lauren de Vargas Momback. A apresentação do sistema foi realizada pelo coordenador estadual da Redesimples Sebrae RS, Márcio Benedusi, e pelo coordenador da Redesimples da JucisRS, Silvio Ramão.

Texto: Ellen Renner

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine