Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
07/04/2021

Dando  continuidade à agenda de diálogo sempre priorizada pelo Executivo Estadual, nesta quarta-feira (7/4) o governador Eduardo Leite e secretários apresentaram aos deputados da base aliada uma série de projetos e medidas que tem o intuito de estimular o desenvolvimento econômico como estratégia de enfrentamento à pandemia no Estado.

“Estamos liderando um processo de reestruturação do Estado, com reforma nas carreiras dos servidores e na previdência e privatizações em curso. Dentro deste contexto, é importante dizer que, mesmo em meio à pandemia, estou muito entusiasmado com as colheitas que virão, fruto do trabalho que estamos fazendo conjuntamente. Será um ano muito importante para consolidarmos esse projeto de estruturação do Rio Grande do Sul. Já avançamos muito, mas a colheita leva tempo”, explicou Leite.

“Esses projetos acabam sendo ainda mais importantes em um contexto de retomada econômica pós-pandemia. Tivemos de tomar medidas restritivas que afetaram a economia e, dentro dessa lógica de apoio à retomada, estamos dando mais esse passo”, detalhou o governador.

O Estado planeja uma reforma operacional do Programa Estadual de Desenvolvimento Industrial (Proedi) e do Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem/RS), a implementação de um Marco Legal do Gás Natural, benefícios para silos metálicos e resinas, a facilitação para importação no Programa de Incentivos à Cadeia Produtiva de Veículos de Transporte de Carga (Procam/RS), contragarantias a empréstimos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (divididos em dois projetos de lei) e estímulo à aquicultura.

Os sete projetos de lei devem ser encaminhados nesta quarta-feira (7/4) à Assembleia Legislativa para apreciação e votação por parte dos parlamentares. Há, ainda, dois projetos referentes ao Pró-Etanol e à Lei Gaúcha de Inovação que já foram entregues à Assembleia Legislativa no ano passado. Para o caso dessas duas propostas, o Estado pedirá votação em regime de urgência.

Os secretários Artur Lemos (Casa Civil), Edson Brum (Desenvolvimento Econômico), Luiz Henrique Viana (Meio Ambiente e Infraestrutura), Marco Aurelio Cardoso (Fazenda), Luís Lamb (Inovação, Ciência e Tecnologia), Claudio Gastal (Planejamento, Governança e Gestão) e Silvana Covatti (Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural), a diretora-presidente do BRDE, Leany Lemos, o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves, e o líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes, também participaram da reunião. Cada secretário apresentou e esclareceu pontos dos projetos em questão que envolvem suas pastas.

Texto: Suzy Scarton
Foto: Itamar Aguiar

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine