Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
04/02/2021

Com  objetivo de dialogar com os municípios sobre as principais dúvidas nas áreas de saúde e educação, a Famurs e governo do Estado promoveram na tarde desta quarta-feira (3/2) os dois primeiros Diálogos Virtuais. As reuniões com os prefeitos gaúchos fazem parte da segunda edição do Encontro RS Cidades, que teve abertura no dia 28 de janeiro.

Nesta quarta-feira, participaram os gestores da Amuceleiro, Amufron, Amvat, AMM, Amserra, Amuplm, Acostadoce, Amesne, Amasbi e Amau. O diálogo foi realizado com os secretários de Saúde, Arita Bergamann; de Educação, Faisal Karan; e de Apoio e Articulação aos Municípios, Agostinho Meirelles, e contou com a mediação do vice-presidente da Famurs, Eduardo Buzzatti. Também participaram representantes do Ministério Público (MP/RS).

Vacinação

De acordo com a secretária de Saúde, Arita Bergmann, o governo do Estado irá articular com o Ministério da Saúde a antecipação da vacinação contra a covid-19 para trabalhadores e servidores da área da educação. No entanto, a secretária ressalta que não se deve atrelar a retomada das aulas à vacina. “Existem protocolos que dão subsídio à volta segura. Não podemos esperar a vacina, temos que cumprir protocolos”, afirmou.

Ensino híbrido


O secretário de Educação, Faisal Karan, afirmou que a educação deve ser vista, neste momento, como prioridade, e que as escolas são serviços essenciais. A retomada está programada para ser de forma escalonada, com a atividades presenciais e remotas, por meio da plataforma Google Sala de Aula. A ideia é que no dia 8 de março retornem os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano); no dia 11, os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); e no dia 15, os alunos do Ensino Médio e Técnico. O calendário letivo de 2021 também prevê aulas aos sábados e encerramento no dia 21 de dezembro.

Revezamento

De acordo com o governo, as escolas deverão seguir o cumprimento dos protocolos sanitários, estabelecidos em portaria conjunta publicada pela SES e Seduc em 2020. Os alunos terão aulas em revezamento com divisão da turma, tendo presencialmente ao mesmo tempo no máximo 50% dos estudantes. O revezamento poderá ser realizado com grupos alternados diariamente ou semanalmente, conforme escolha da direção da escola. Todas as orientações estão disponíveis em https://educacao.rs.gov.br/inicial

O secretário de Educação também declarou que o Estado coloca à disposição salas ociosas para uso dos gestores, caso seja necessário para atender os estudantes.

Transporte escolar

O governo do Estado irá alinhar com o Gabinete de Crise o aumento da capacidade de alunos no transporte escolar fretado e coletivo. No entanto, os municípios que deverão decidir os critérios de revezamento dos estudantes para definir a rota do transporte escolar.


 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine