Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
21/12/2020

Na  última sexta-feira (18), a diretora-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA/RS), Rosângela Herzer dos Santos, participou como moderadora do evento “SP Tech Week - Gestão de escritórios e ferramentas tecnológicas”, organizado pela Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) com o apoio da ESA/RS.

Os palestrantes convidados do evento, o advogado Klayton M. Furuguem e a advogada, escritora, consultora em Gestão de Serviços Jurídicos, Lara Selem, trataram dos temas e, ao final, puderam responder as perguntas realizadas pelos participantes.

Rosângela manifestou satisfação por moderar o debate e aprender com os painelistas: “A AASP realiza um evento que contribui com a formação dos advogados, sendo sempre um braço para a categoria e para a OAB”, pontuou.

Gestão de Escritórios

Klayton trouxe a sua história como advogado e relembrou que, quando recém formado, queria mudar o mundo, e acreditava que os clientes iriam procurar os seus serviços, mas que foi no dia a dia e com as experiências que aprendeu sobre além de advogar. “Manter um escritório vai além de processos, clientes e direito, é necessário entender de gestão, controle e planejamento financeiro, entre muitas outras coisas”, ressaltou.

Para Lara a advocacia é melhor sempre o hoje, sendo necessário estar sempre atualizado, com uma busca constante de melhoria da sua performance, e estar conectado com o tempo presente. “Precisamos entender que é necessário estarmos sempre atualizados, pois o cliente também evolui, para se manter competitivo e um evento como esse faz esse papel de melhoria”, salientou.

Sessão por videoconferência

Com a pandemia muitos profissionais e escritórios precisaram se reinventar, o judiciário passou a adotar as audiências através de videoconferência e para os painelistas a forma de atuação deverá permanecer de agora em diante. Lara acredita que a virtualização das audiências devem permanecer em 80% dos casos.

Klayton afirmou que as videoconferências, de uma certa forma, possuem benefícios, como corte de despesas para os advogados se deslocarem até a audiência, tempo de locomoção, entre outros, mas reiterou que as mesmas só devem permanecer em casos mais simples, permanecendo via presencial as de maior complexidade.

Ferramentas Tecnológicas

Para a advogada e escritora do livro Estratégia na Advocacia, Lara, frisou que o mais importante antes de escolher a ferramenta é saber o que o profissional precisa da ferramenta, para então escolher, pois hoje existem diversas gamas.

Klayton encerrou falando que, em tempos de pandemia, se não fosse a tecnologia não seria possível manter a prestação jurisdicional, além de cursos e palestras que puderam trazer para a categoria diversos temas para debater.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine