Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
17/12/2020

Página  inicial
CAA/RS | ESA | OAB Prev
17.12.20 | 15h44
OAB/RS debate situação das ILPIs com Ministério da Família e dos Direitos Humanos
Compartilhar

AnteriorPróximo
Representada pela Comissão Especial dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI), a OAB/RS esteve presente, nesta quinta-feira (17), a um encontro virtual de gestores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) com fins lucrativos. O evento foi organizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e pode ser assistido aqui.

A proposta da atividade virtual foi a de criar um espaço de diálogo com gestores e proprietários das ILPIs de natureza privada com fins lucrativos que não receberam o auxílio financeiro emergencial. O presidente da CEDPI, Cristiano Lisboa Martins, destacou o trabalho da comissão: “Foi uma convocação que recebemos do MMFDH e pudemos contribuir. Propomos que haja um censo de ILPIs para saber qual é o perfil das clínicas e dos pacientes; qual é a forma de custeio; qual é o número de funcionários; com que estrutura contam e onde estão localizadas essas instituições”, comentou. “96% das ILPIs são privadas, com ou sem fins lucrativos, e isso exige que pensemos na manutenção dessas estruturas, porque a população idosa no Brasil está crescendo e, no próximo ano, deve chegar a 30% de toda a população. Nos comprometemos a auxiliar o ministério na realização de propostas legislativas para o segmento, para que se possam ampliar as políticas públicas para a pessoa idosa”, informou ele.

Vacinação contra a Covid-19

O presidente da CEDPI também reforçou, durante o encontro, a importância de que o calendário de vacinação contra o Coronavírus inclua pessoas idosas institucionalizadas. “Quando os procedimentos de vacinação se iniciarem, que comecem pelas pessoas idosas e pelos profissionais das instituições de permanência para idosos”, pontuou. O calendário divulgado pelo Governo Federal coloca esse segmento na primeira fase de vacinação, mas ainda não tem previsão para iniciar os procedimentos.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine