Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
18/10/2020

Em  função da pandemia da Covid-19, a 52ª edição do Programa Deputado por Um Dia, que seria realizada neste ano, foi transferida para 2021. O anúncio foi feito pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo (PP), e pela diretora da Escola do Legislativo Romildo Bolzan, Gislaine Monza, em uma reunião virtual , realizada na manhã desta quinta-feira (15), com representantes das escolas sorteadas para o evento.

A decisão de adiar a atividade, que tem como propósito de aproximar os jovens do Parlamento, foi tomada pela Mesa Diretora, que suspendeu as atividades presenciais nas dependências da Casa desde março. O presidente do Legislativo justificou a medida, ressaltando que a realização do evento em ambiente virtual descaracterizaria a essência do programa, que é “propiciar aos estudantes a vivência do cotidiano parlamentar”.

Gislaine reforçou o argumento, lembrando que o ponto máximo do Deputado por um Dia, que é o momento em que o aluno sobe à tribuna e defende o seu projeto, seria impossível de ocorrer no formato remoto.

O deputado considera o programa fundamental para que os estudantes conheçam a dinâmica do Parlamento, vivenciem a democracia e se interessem pela vida política do País. Ele admite que o momento é difícil para a política, mas acredita que a participação é a garantia para que “a boa política prevaleça”.

Polo anunciou também que, a partir de novembro, a Assembleia Legislativa adotará um sistema híbrido de votações, com alguns parlamentares em plenário e outros em ambiente virtual.

Programa
Criado em 1999 pela Assembleia Legislativa, o Deputado por um Dia é um é um programa onde alunos atuam como deputados, elaborando, discutindo e votando projetos de lei na Sessão Plenária do Estudante. Podem participar estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio das redes pública e privada do ensino municipal e estadual do Rio Grande do Sul.

Participam do encontro desta quarta-feira representantes do Instituto Estadual de Educação Professor Isaías, de Santiago; Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Assunção, de Caçapava do Sul; Colégio Metodista Americano, de Porto Alegre; Escola Estadual de Ensino Médio São Roque, de Carlos Barbosa; e Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de Barros Cassal.

© Agência de Notícias

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine