Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
16/10/2020

Para  fomentar a cultura gaúcha e manter as tradições, mesmo que durante a pandemia, a Famurs promoveu durante o mês de setembro, época dos festejos farroupilhas, a Caravana Farroupilha Virtual 2020. O projeto cultural possibilitou que artistas tradicionalistas realizassem apresentações em formato de live. Ao todo, foram 120 espetáculos musicais, realizados em 60 municípios e mais de 1 milhão de visualizações, através das páginas e canais dos artistas, da Federação, da Assembleia Legislativa e também da Prefeitura de Taquari, município do presidente Maneco Hassen.

Maneco destacou a importância da iniciativa, em promover a cultura gaúcha, mesmo que de forma virtual. “Ficamos muito felizes em promover esta ação. Foram mais de um milhão visualizações, levando a cultura do Rio Grande do Sul para todo o estado, ainda mais neste momento de dificuldade enfrentada pelo setor cultural”, declarou.

O presidente da Famurs também parabenizou os artistas e músicos que se empenharam e participaram do projeto e agradeceu a parceria com a Assembleia Legislativa. “A Assembleia, através de seu presidente, deputado Ernani Polo, tem sido uma grande parceira da Famurs e foi muito importante para a realização e ampla divulgação desse projeto cultural”, destaca Maneco.

Conforme o presidente do Legislativo, o objetivo era não deixar passar em branco a mais importante celebração na história gaúcha, mesmo com as limitações impostas pela pandemia. “Buscou-se também oferecer apoio à classe artística relacionada ao setor musical, que teve suas atividades enormemente afetadas, além de homenagear os gaúchos através da música regionalista, tradicionalista e nativista”.

Além das atrações musicais, a Caravana contou com oficinas educativas sobre o feitio do chimarrão, realizadas pela Escola do Chimarrão. O projeto também homenageou o município de Piratini, a primeira Capital Farroupilha, com a gravação de um documentário, realizada pelos músicos Renato Borghetti e Cristiano Quevedo, contando a história do município, mostrando locais históricos da Revolução Farroupilha e exaltando a importância cultural de Piratini para a cultura rio-grandense.

A Caravana Farroupilha Virtual 2020 recebeu o patrocínio do Banrisul, da Corsan e do Rio Grande Seguros e Previdência (RGS) e fez parte da programação oficial da Semana Farroupilha 2020.


 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine