Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Canoas
Famurs
Garibaldi
Governo do Estado
Gravataí
OAB
Prefeituras
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
Venâncio Aires
 



 
  
 
 
16/10/2020

Foi  lançado nesta quinta-feira (15), dia do professor, a segunda edição do Observatório da Educação Pública no Rio Grande do Sul, organizado pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Sofia Cavedon (PT). O evento contou ainda com as primeiras apresentações para a 1ª Mostra Pedagógica das Boas Práticas da Escola Pública do RS dos 71 projetos selecionados.

O II Observatório, explica Sofia, segue o curso de mais de uma década dos investimentos, meios e resultados da Educação Estadual e sua relação com as demais redes. "Veremos que o debate do Fundeb foi tratado mais profundamente nesta edição, o que resultou de nosso envolvimento na conquista de sua renovação e constitucionalização. Mostramos que o Rio Grande do Sul transfere cada vez mais recursos aos municípios e diminui o investimento em sua rede própria. Tema a ser aprofundado e melhor equacionado" destaca a parlamentar.

A deputada salientou também que se percebe "que o RS se destaca no ENEM em relação às demais redes estaduais brasileiras, mas tem perdido, ano após ano, matrículas de Ensino médio, o que nos alerta para o aumento de jovens fora da escola e quase 40% de nossos jovens de 19 anos não concluíram o Ensino Médio em relação à média nacional". Com relação aos investimentos nos trabalhadores da educação o Observatório aponta que os recursos foram reduzidos e aumentou, gradativamente, o número de contratos temporários.

Sofia informou que para a próxima semana a segunda edição estará no site da Assembleia Legislativa do RS (http://www.al.rs.gov.br/site/). "Esses e muitos outros aspectos estarão disponíveis para o nosso trabalho, à pesquisa, ao planejamento e avaliação das políticas educacionais. Esperamos que contribua para uma educação melhor e que responda ao direito que crianças, adolescente jovens e adultos", enfatizou.

A presidente da Comissão destacou a atuação do colegiado que tem atuado intensamente na interlocução com a área. "E para além dos inúmeros debates, audiências, mediações, proposições, estamos monitorando os dados, informações, quantitativos e qualitativos que desvelam seu momento, na forma deste Observatório Anual". Só no período da pandemia a Comissão realizou 48 encontros virtuais.

Vice-presidente da Comissão, deputado Issur Koch, homenageou a categoria no seu dia e saudou as iniciativas promovidas, em especial a que apresenta também o lado positivo do processo educacional que, na maioria das vezes, é realizado pelo professor e não por investimento do Estado.

Mostra
1ª Mostra das Boas Práticas da Escola Pública estava prevista para ser realizada em seminário presencial na Assembleia Legislativa RS contemplando os 71 projetos selecionados. Em função da necessidade do distanciamento social, a Comissão de Educação organizou atividade virtual, num conjunto de quatro webinários que iniciaram nesta quinta-feira onde três experiências foram, apresentadas.

A Mostra, conforme Sofia, irá contemplar as diferentes áreas do conhecimento, abordagens pedagógicas, modalidades de ensino, culturas, regiões e municípios.

Os trabalhos apresentados hoje foram:

- Kaxo na Escola: Aprendizagens interculturais na escola indígena Mbyá Guarani - Professora: Márcia Tomazzoni - Eeef Guajayvi, de Charqueadas;
- Laboratório tecnológico de Ciências Humanas – LABTCH - Professor: Felipe Nóbrega Ferreira - Eeem Professor Carlos Lorea Pinto, de Rio Grande;
- Robótica na escola pública - Professora: Elis Regina Albano - Instituto Estadual Santo Tomás de Aquino, de Marau.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine