Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
15/10/2020

Nesta  quarta-feira (14), a Comissão da Criança e do Adolescente da OAB/RS realizou a entrega das doações recebidas em sua campanha de Dia das Crianças. A arrecadação de brinquedos, alimentos e materiais pedagógicos foi feita entre membros da comissão e também com participação de outros advogados e advogadas. As doações foram entregues para a Associação Beneficente Amurt-Amurtel, que atua em diversos locais de Porto Alegre.

Campanhas que fortalecem a cidadania são um dos motes da atual gestão da Ordem gaúcha. É o que explica o presidente Ricardo Breier: “Em todos os anos, desde que assumimos a diretoria da seccional, apoiamos a CCA em suas ações de Dia das Crianças porque entendemos ser este um dos nossos compromissos mais importantes: promover a união entre a advocacia e colocar nosso trabalho à disposição daqueles que mais necessitam na luta pela defesa dos direitos”, afirma.

O presidente da CCA, Carlos Kremer, valorizou o trabalho conjunto. “Sempre buscamos aproximação e diálogo com as demais Comissões. O trabalho da CCA é voltado à cidadania no recorte da população de zero a dezoito anos, que é o público mais vulnerável da sociedade e, ao mesmo tempo, a esperança de um futuro melhor para todos nós. Portanto, seus direitos devem ser garantidos e respeitados”, pontuou ele, que foi pessoalmente entregar as doações e avaliou que a campanha teve êxito por contar com esforço de diversos setores da seccional. “Considerando o período de exceção que estamos vivendo, o pouco tempo de divulgação e as dificuldades de locomoção, considero exitosa a campanha do dia das crianças, que contou com a eficiência da coordenadora das comissões e secretária-geral adjunta da OAB/RS, Fabiana Barth, o empenho da Comunicação Social e o engajamento de colaboradores e colaboradoras, colegas e, especialmente, da CCA, com destaque para a nossa secretária-geral, Caroline Ribas Sérgio, que sugeriu a instituição a ser beneficiada”, concluiu.

Caroline Ribas Sérgio contou que costuma participar de arrecadações de donativos e, por isso, faz este trabalho de sugerir e apresentar dentro da CCA as instituições cujos trabalhos podem ser apoiados pela Comissão. “Eu conheci a Amurt-Amurtel em 2020, quando entrei em contato para fazer doações, e vi que é um ótimo trabalho no sentido de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, por isso levei a ideia de nossa comissão se aproximar e promover a campanha deste ano com o objetivo de auxiliar essa instituição”, lembrou ela, que também esteve presente na visita da CCA à entidade. Além do presidente e da secretária-geral, a Comissão também estava representada por Dirce de Camargo Longo, que é membro da CCA, e Nádima Leal, secretária.

A Amurt-Amurtel

Quem recebeu os membros da CCA foi a coordenadora de Projetos Sociais da Amurt-Amurtel, que mostrou as instalações localizadas no bairro Ponta Grossa, Zona Sul da capital. A esse espaço, somam-se outros quatro no bairro Restinga e um no Belém Novo. A instituição tem escolas nos níveis infantil e fundamental e também atende jovens no contraturno, promovendo educação integral. Também há serviço de abordagem a crianças em situação de mendicância ou trabalho infantil. Ao todo, a atuação chega a mais de duas mil pessoas, já que o atendimento se estende às famílias. “Nosso trabalho é auxiliar pessoas que têm seus direitos violados. Além das doações, buscamos dar autonomia para que essas pessoas possam conhecer a defesa de seus próprios direitos. Por isso, parcerias com outras entidades, como a CCA da OAB/RS, é o que possibilita a criação de laços para cuidar das comunidades”, explicou ela ao relatar que, durante o período de pandemia, os trabalhadores e trabalhadoras da Amurt-Amurtel realizaram mais de 11.600 atendimentos individualizados.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine