Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
10/10/2020

A  mediação e a arbitragem são duas importantes ferramentas que a advocacia tem à disposição para resolver conflitos com agilidade e eficácia. Para incentivar estudantes de Direito a aprender e ganhar experiência nesses mecanismos da profissão, as Comissões especiais de Arbitragem (CEA) e de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPR) da OAB/RS realizarão a “VI Prep-Sul – Regional Sul da Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial”. O evento ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro, das 8h às 20h, e será virtual.

Para o Presidente da CEA, Ricardo Ranzolin, a importância do evento se dá pelo fato de a mediação e a arbitragem serem formas de resolução de conflitos e que, em muitos países, apresentam maior eficácia do que o processo judicial estatal. “É fundamental que os advogados dominem a teoria e a prática destas atividades. Os cursos de Direito ainda não estão suficientemente preparados e deixam muito a desejar neste ponto. Esta iniciativa da OAB/RS ajuda a suprir uma lacuna acadêmica e proporciona aos estagiários de direito, bem como aos jovens advogados, uma oportunidade ímpar de se tornarem capacitados nestas disciplinas”, explica.

Pelo lado da CEMPR, o Presidente, Ricardo Cesar Correa Pires Dornelles, explica o objetivo de criar e fortalecer a cultura do uso dos métodos autocompositivos. “Esses movimentos simulados de casos reais que são apresentados em eventos, como a nossa competição, visam que os alunos e as alunas sejam treinados para o uso dessas ferramentas”, aponta.

VI Prep-Sul – Regional Sul

Ao todo, serão 32 equipes na Competição de Arbitragem e 11 na Competição de Mediação. A Prep-Sul é uma competição preparatória para a Competição Brasileira de Arbitragem e a Competição Brasileira de Mediação Empresarial, organizadas pela CAMARB – Câmara de Arbitragem Empresarial Brasil. Ela é uma atividade regional facultativa e autônoma em relação à Competição Brasileira, fruto do convênio estabelecido, nacionalmente, entre a Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem do Conselho Federal da OAB e da CAMARB. A Prep-Sul utiliza o mesmo caso, além de regras similares às da Competição Brasileira. Considerando todos os integrantes das equipes, os coaches, os árbitros, o time organizador nas comissões de arbitragem e medição e os funcionários da Ordem, mais de 650 pessoas serão envolvidas diretamente no encontro.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine