Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
02/10/2020

A  Famurs, representada pelo presidente Maneco Hassen, participou na manhã desta terça-feira (29/9) do seminário “Brasil – China: Apresentação da CITIC Group”, realizado pela Frente Parlamentar Brasil – China, coordenada pelo deputado Jeferson Fernandes e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O evento, que teve objetivo de aproximar conglomerado chinês e mercado gaúcho, reuniu representantes de prefeituras, associações empresariais, prefeitos, secretários estaduais e municipais, agricultores, universidades, prefeituras e governo do Estado.

Durante abertura do evento, o gerente comercial da CITIC Construções do Brasil Ltda, empresa subsidiária do conglomerado empresarial China Investment Trust Corporation Group (Citic Group), apresentou a atuação do grupo em nível mundial, reforçando o caráter integrativo do conglomerado não só com todas as etapas dos empreendimentos físicos, desde o financiamento e o apoio à elaboração dos projetos, mas com a integração de valores industriais e a preocupação em fazer com que estes projetos tenham impacto positivo nas sociedades em que estão inseridos. Ele lembrou que os negócios da empresa relacionam-se ao que chama de economia financeira (bancos, valores imobiliários, seguros, gerenciamento de fundos) e à economia real (imobiliária, engenharia, recursos naturais e energia, manufatura de máquinas, TI, turismo).

Direto da China, o diretor comercial da Citic Construção, Du Young destacou que o Brasil é um dos mais importantes mercados para a empresa, apesar dos impactos da pandemia sobre a economia. “A expansão industrial, apontada em estudos, mostra o potencial que o Brasil tem. Estamos há mais de 10 anos aqui, temos expertise. Podemos ter um papel chave no desenvolvimento do país”, apostou. No RS, a Citic Construções do Brasil LTDA é responsável pela Usina Termelétrica de Candiota Fase C, iniciada em 2006 e concluída em 2010.

Expectativas

Logo na fala de abertura, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni manifestou o desejo de que haja maior aproximação e aperfeiçoamento das relações entre o RS e a China a partir da realização do seminário. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo, também lembro que a aproximação entre o Brasil e a China e o próprio Rio Grande do Sul é muito benéfica, mas que a integração pode ser ampliada, ressaltado a produção agropecuária gaúcha. Além disso, o deputado relembrou as carências em energias renováveis e problemas de infraestrutura em rodovias, ferrovias e portos, que poderiam ser sanados com a parceria.

O coordenador da Frente Parlamentar, deputado Jeferson saudou a realização do evento, a grande representatividade de participantes e a possibilidade de novos negócios para o RS a partir da iniciativa. “O que queremos é o desenvolvimento da economia real, da agricultura familiar, das indústrias, das empresas locais, para que não tenhamos uma economia dependente da oscilação das bolsas de valores. Com certeza, o Estado irá avançar em novos negócios a partir deste encontro”, finalizou.



Texto com informações do Gabinete Dep. Jeferson Fernandes

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine