Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
02/10/2020

“Transformar  crise em oportunidade” é um mantra recorrente da área de gestão. O ensinamento, no entanto, nem sempre é simples de ser convertido em ações. A pandemia que estamos vivendo é o exemplo mais recente disso. Ceifou vidas, empregos e fez despencar a produção de riqueza a patamares singulares na história. Dentre as áreas afetadas, o turismo desponta como uma das que mais contabiliza prejuízos.

De acordo com levantamento da Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio, realizado em agosto, as perdas estimadas entre março a julho chegam a R$ 8,45 bilhões apenas no Rio Grande do Sul. A redução do setor chegou a 40%, conforme o IBGE. Em municípios que dependem muito da vinda de visitantes esse impacto é ainda maior.

A boa notícia é que a pandemia dá sinais de arrefecimento. O sistema de Distanciamento Controlado organizado pelo governo também traz segurança para que possamos compreender a situação de momento em cada região.

Diante desse cenário, a oportunidade: incentivar os gaúchos a conhecerem o próprio Estado e, assim, contribuir para a retomada econômica de hotéis, restaurantes, parques e das atrações que precisam da circulação de pessoas para prosperar.

Consciente do seu papel nessa reconstrução, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo vai investir R$ 1,5 milhão em ações publicitárias e promoção comercial para divulgar as regiões do Rio Grande do Sul até o final deste ano.

A primeira campanha, em parceria com a Assembleia Legislativa, apresentará diversas rotas turísticas. Já a segunda será elaborada a partir do direcionamento dado pelo Conselho Estadual do Turismo.

Na área comercial, um estande virtual na Expointer está abrigando mais de 150 empresas do segmento para que estas apresentem seus produtos e serviços ao público.

O segmento de turismo gaúcho tem excelentes ideias e muito entusiasmo, características importantes para vencer adversidades. Ao unir a disposição dos setores público e privado para apresentar nossos potenciais, o Rio Grande do Sul constrói um caminho seguro para transformar a crise em oportunidade.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine