Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
29/09/2020

A  OAB/RS realizou mais uma entrega de carteiras de novos advogados e novas advogadas de forma totalmente virtual na manhã desta terça-feira (29). Na oportunidade, 37 profissionais foram devidamente credenciados nos quadros da Ordem durante a solenidade conduzida pelo presidente da OAB/RS, Ricardo Breier.

A prestação de compromisso virtual seguiu a tradição e o protocolo da mesma forma que é feita na solenidade presencial. Os novos profissionais realizaram o juramento com o qual se comprometeram a “exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e as prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os Direitos Humanos, a Justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

Ao saudar os novos advogados e as novas advogadas, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, destacou a realização da solenidade, bem como falou sobre os desafios que a pandemia traz à Justiça, com destaque ao trabalho da advocacia neste novo momento de virtualização dos processos e das audiências. “Esse é o ato que considero um dos mais importantes dentro da Ordem, que é o de poder receber todos os colegas e entregar suas credenciais para que oupossam iniciar sua carreira dentro da advocacia. Gostaria de estar presencialmente, olhando no olho de cada um, desejando sucesso na carreira, mas como isso não é possível agora, estamos aqui, usando a tecnologia para realizar o juramento e cumprir o protocolo”, disse.

“Nesse tempo de pandemia, a advocacia se tornou ainda mais protagonista, ao lado de médicos e enfermeiros e profissionais da saúde. Pois muitos colegas estão buscando as responsabilidades de urgência judicial para muitas pessoas que perderam seus direitos. É isso que também tenho escutado de colegas em todas as subseções que visitei de forma virtual. Essa é a nobreza da nossa profissão, dar voz a quem precisa”, declarou.

Breier destacou também o trabalho feito pela OAB/RS para garantir o garantir o acesso da advocacia ao Poder Judiciário e ao seu funcionamento de forma correta: “Atuamos junto ao CNJ em diversos momentos: para agilizar a reabertura do Judiciário, além de trazer diversas outras ações necessárias, como a questão das audiências de instrução e a necessidade de as testemunhas estarem dentro do foro, perante uma autoridade pública”, lembrou o presidente.

Após o compromisso, os novos advogados e as novas advogadas receberão sua chave de acesso para a emissão da identidade profissional digital, disponibilizada pelo Conselho Federal da OAB através do aplicativo para celulares e tablets “Carteira Digital da OAB”.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine