Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
28/09/2020

“O  sertão é dentro da gente”, escreveu Guimarães Rosa, mineiro de Cordisburgo. Internalizar o território, as vivências é uma capacidade da alma humana. Os criadores nos ajudam a revelar aquilo não percebemos a olho nu. “Por maior que tu sejas, Rio Grande, caberás sempre dentro de mim”, cantou Paixão Côrtes, sintetizando o que sentimos por nossa terra querida.

O fronteiriço escritor bilíngue Aldyr Garcia Schlee se dedicou, durante toda vida, ao estudo do léxico de João Simões Lopes Neto, nos deixando em sua vasta obra a tradução da cultura pampeana sul-rio-grandense, consolidada no seu dicionário, o qual pode ser acessado em http://www.dicionariopampeano.com.br.

Para concretizar seu dicionário, Schlee se debruçou sobre expoentes da literatura platina e descreveu milhares de verbetes, buscando traduzir-se e traduzir-nos. O mundo do gaúcho teve suas características ligadas à sociedade que aqui se estabeleceu, seus modelos econômicos e culturais, sua rebeldia. E sempre os contrastes: as derrotas e as vitórias.
Precisamos compreender este mundo em sua complexidade, incorporando diferenças e uma visão plural do passado. Dar voz àqueles ainda não ouvidos, como fez Simões Lopes Neto com o vaqueano Blau Nunes, Guimarães Rosa com seu Riobaldo e Schlee com seus personagens rejeitados da sorte.

No universo pampeano, Schlee afirma que as linhas divisórias separaram impérios, países, mas não foram empecilho ao surgimento de uma cultura comum, evidenciada nos modos de ser e fazer e na recriação linguística.

Valho-me de algumas das contribuições de Schlee. Palavras vivas no vocabulário de hoje, contrastes que nos definem. FARRAPO: trapo, andrajo, pedaço de pano cheio de fiapos ou farpas. Nome dado pelos imperiais legalistas a cada um dos insurretos republicanos, no Rio Grande do Sul, durante a chamada Revolução Farroupilha (de 1835). FARROUPILHA: denominação dada pelos imperiais aos insurgentes sul-rio-grandenses. FAÇANHA: proeza impressionante, ato de coragem, determinação que ultrapassa os limites habituais.

Em 2020, comemoramos os Festejos Farroupilhas com o tema Gaúchos Sem Fronteiras. Muitos gaúchos estão distantes, em diferentes partes do mundo. A história, a força de nossos mitos e da nossa memória compõem um patrimônio interior que nos leva a crer que o Rio Grande é dentro da gente.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine