Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
15/09/2020

Pela  primeira vez, a centelha da Chama Crioula se deslocou de Guaíba a Porto Alegre, repetindo a saga dos farrapos em 1835, para marcar o início da Semana Farroupilha. Depois de cruzar o Guaíba a bordo do catamarã, no início da manhã desta segunda-feira (14), chamas foram acesas no Palácio Piratini e na Assembleia Legislativa, dando início oficial aos Festejos Farroupilhas de 2020. O deslocamento e a solenidade foram transmitidos ao vivo pela TV Assembleia.

O acendimento da Chama ocorreu pouco depois das 7h15, em Guaíba, sob o cipreste que está até hoje em frente à Casa de Gomes Jardim, onde foi idealizada a invasão da capital gaúcha na noite de 19 para 20 de setembro. Ao chegar à capital, o candeeiro foi conduzido por cavalarianos até o Piratini, onde o governador Eduardo Leite (PSDB) abriu os Festejos Farroupilhas ao lado do presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP), entre outras autoridades.

Na sequência, uma centelha do fogo foi levada ao Palácio Farroupilha, a sede do Parlamento. A presidente do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), Gilda Galeazzi, entregou o símbolo a Polo, dizendo desejar que a Chama representasse a esperança de dias melhores para todos. A Chama ficará até 20 de setembro no galpão crioulo localizado no pátio interno do Parlamento, que é a sede simbólica do MTG.

“Mesmo de uma forma diferente devido à pandemia, podemos rememorar a nossa história e não deixar passar em branco essa data tão marcante para o Rio Grande do Sul. Que esta Chama possa trazer esperança, união e mais fraternidade entre os gaúchos. Temos diferenças que nos separam, mas nossa sociedade está acima disso”, afirmou o presidente da Assembleia.

Também participaram da solenidade na Assembleia os deputados estaduais Zé Nunes (PT) e Mateus Wesp (PSDB), o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior (PTB), o defensor-público-geral do Estado, Antônio Flávio de Oliveira, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Rodrigo Mohr Picon, o presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas Estadual e adido cultural do RS, César Oliveira, e a patrona dos Festejos 2020, Alessandra Motta. Os músicos Marcelo Cachoeira e Renato Borghetti, o Borghettinho, executaram o Hino Rio-Grandense.

Semana Farroupilha Virtual
Na noite desta segunda-feira (14), às 19h, será encenado na Assembleia o espetáculo “Do cipreste ao Piratini”, dentro da 1ª Semana Farroupilha Virtual. Também haverá transmissão ao vivo pela TV e redes sociais da Assembleia Legislativa.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine