Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
12/09/2020

Representando  o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP), o vice-presidente Zé Nunes (PT) participou na manhã desta sexta-feira (11) da assinatura do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) do governo federal. O ato virtual teve a participação do governador Eduardo Leite (PSDB), do secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho, e do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.

O PAA é uma das principais políticas de apoio e incentivo à agricultura familiar no Brasil. Por meio dessa iniciativa, agricultores, cooperativas e associações vendem seus produtos para órgãos públicos, sem necessidade de licitação. Os alimentos são destinados às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, à rede socioassistencial, aos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e à rede pública e filantrópica de ensino.

O Rio Grande do Sul receberá R$ 14 milhões por meio do convênio, com impacto positivo a 2,9 mil produtores e 40 cooperativas em 81 municípios. A expectativa é adquirir 5 mil toneladas de alimentos, beneficiando 296 mil pessoas. Outros 24 municípios participam do programa por meio de convênios diretos entre as prefeituras e o governo federal.

Em sua fala, o deputado Zé Nunes destacou a importância do programa federal e pediu a ampliação dos recursos para que mais produtores e famílias carentes possam ser beneficiados. “Como engenheiro agrônomo e cooperativista, quero dizer que esse programa é um dos mais acertados, pois atua nas duas pontas: atende aos agricultores familiares e ajuda a organizar as cooperativas. E, por outro lado, atende à população que está em situação de vulnerabilidade, o que é muito importante”, afirmou. Segundo o parlamentar, o PAA ajuda a incentivar as economias dos municípios e das cooperativas da agricultura familiar.

Também participou do ato virtual o deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB) e representantes de entidades, cooperativas, prefeituras e produtores rurais.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine