Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
10/09/2020

Na    manhã dessa terça-feira (8/9), o setor de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS realizou a entrega da devolutiva do Programa de Autogestão para a Cooperativa Santa Clara. A reunião virtual contou com a participação do diretor Administrativo e Financeiro da Santa Clara, Alexandre Guerra, do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, do presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, do superintendente do Sistema, Gerson José Lauermann, do gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco, dos gerentes de Promoção Social e Formação Profissional do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos e Helio Loureiro de Oliveira, respectivamente, executivos da FecoAgro/RS, técnicos do Sistema e da Cooperativa Santa Clara.

A entrega da devolutiva do Programa de Autogestão tem o objetivo de apresentar e discutir a situação econômico-financeira de cada cooperativa, por meio de indicadores e comparativos, visando assegurar a qualidade da gestão, credibilidade perante terceiros, transparência perante o quadro social e, principalmente, a solidificação do sistema cooperativista. “Queremos parabenizar e agradecer por essa disponibilidade e por este trabalho”, ressaltou o diretor da Santa Clara, Alexandre Guerra.

Em sua explanação, o presidente do Sistema Ocergs-Secoop/RS, Vergilio Perius, parabenizou o modelo de gestão e governança da Santa Clara e o investimento da Cooperativa na agroindústria nos últimos anos. “O modelo da agroindústria é extremamente importante e pós-pandemia vai nos obrigar a criar mais fortemente, via FecoAgro/RS, a integração das cooperativas. A Santa Clara é um exemplo de cooperativismo integrado e forte!”, enfatizou o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius.

Para o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, a agregação de valor a partir da industrialização é muito importante para a diversificação de atividades das cooperativas filiadas à Federação. “O Programa de Autogestão nos mostra que precisamos ter cooperativas com agregação de valor, com participação no mercado, com marketing. A Cooperativa Santa Clara é um benchmarking para o cooperativismo, um modelo de gestão a ser seguido”, afirmou Pires.

O superintendente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Gerson José Lauermann, comentou sobre a importância de as cooperativas participem do Programa de Autogestão e fornecerem informações atualizadas. “Com informações nós temos análise e com análise nós elaboramos cenários e estabelecemos comparativos através de indicadores de desempenho”, conclui.

Sobre as devolutivas

As devolutivas cumprem uma etapa importante do Programa de Autogestão, que segue os eixos de atuação do Sescoop/RS: Identidade, Desempenho, e Gestão e Governança. Através do Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA), que integra o eixo Desempenho, é realizado o acompanhamento mensal dos dados econômicos e financeiros da cooperativa. Esses dados são contextualizados com as condições setoriais e macroeconômicas a que estão sujeitas as cooperativas, de acordo com seus segmentos de atuação, além de realizar o comparativo entre os grupos de cooperativas semelhantes. Desta forma, há maior transparência na instituição e oportunidade de atuação de forma sistêmica para a otimização de resultados.

O processamento desses dados gera indicadores que facilitam o acompanhamento dos resultados da cooperativa e de seus empregados, contribuindo com o processo de tomada de decisões. Além disso, a entrega das devolutivas identifica oportunidades de melhoria no desenvolvimento humano e organizacional.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine