Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
02/09/2020

O  Sescoop/RS promoveu, nessa terça-feira (1/09), o 3º Encontro Nacional de Cooperativas Escolares, destinado a jovens, com o objetivo de compartilhar boas práticas de cooperativas escolares e realizar conexões entre os jovens que fazem parte desse movimento, que está crescendo cada vez mais no Estado e em outras regiões do país.

Com o apoio da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, Sicredi, Revista Mundocoop e Sistema OCB, nesse ano, devido ao atual contexto de pandemia, o evento foi realizado totalmente online, pela Plataforma Microsoft Teams. Os 300 participantes representaram os estados do Tocantins, Alagoas, Piauí, Espírito Santo, Mato Grosso, Distrito Federal, Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul e os países Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil.

Na abertura do evento, o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius deixou uma mensagem de incentivo aos jovens. “O distanciamento está nos unindo e a geração de vocês tem a responsabilidade de participar dessa aproximação das pessoas através do cooperativismo. Precisamos que vocês sejam nossas lideranças para um mundo melhor e mais cooperativista”, afirmou.

O vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port, e o presidente da Sicredi Pioneira, Tiago Schmidt, destacaram os diferenciais e propósitos das cooperativas escolares como campo de experimentação e de aprendizagem. “Que 2020 seja, de fato, um marco para que o cooperativismo escolar seja cada vez maior em nosso país que tanto precisa de novas lideranças”, destacou Schmidt.

Representando os jovens das cooperativas escolares, a presidente da vice-presidente da Fecoopes Centro Serra, Ana Júlia Kautzmann, falou sobre a importância do projeto das cooperativas escolares para a ampliação do conhecimento e vivências no cooperativismo. E destacou que o conselho da Federação, em 2020, é formado apenas por mulheres, demonstrando o empoderamento e protagonismo feminino cada vez mais forte no cooperativismo.

Na sequência, os jovens assistiram à palestra “Cooperativas Escolares Construindo Pontes”, com Max Haetinger. doutor em Ciências da Educação, que desenvolve pesquisas e trabalhos sobre temas ligados à criatividade, informática aplicada aos processos educacionais, artes e educação física. Haetinger acredita na socialização do conhecimento e que dividir o saber é crescer, aprender mais e ser verdadeiramente sábio. E destacou durante sua palestra o papel das cooperativas escolares e a oportunidade de ampliação em momentos de crise como esse que estamos vivendo. “A crise de afastamento nos trouxe um grande desafio: como nosso trabalho de protagonismo jovem pode efetivamente auxiliar nesses momentos difíceis e como podemos atuar para que a relação entre comunidade não se perca em nenhum momento. Esse é o papel de vocês. Vamos juntos construir uma nova realidade”, frisou.

Para a presidente da Fecoopes Pioneira, Pâmela Schuck, o evento é de extrema importância pois possibilita interação com cooperativas de outros estados com realidades diferentes. “É muito emocionante ver no que o cooperativismo está se transformando, principalmente o escolar. Está crescendo por todo o país e temos muito orgulho de ser o estado pioneiro e grande incentivador. Sempre saio desses eventos muito inspirada a fazer mudanças na minha comunidade. Obrigada pela oportunidade!”, agradeceu.

O evento encerrou com o agradecimento do presidente da Casa Cooperativa, Mário José Konzen, do líder educador da Marini Coop, Everaldo Marini, presidente da Casa Cooperativa de Sunchales, na Argentina, Raul Colombetti e do diretor geral de Educação, Capacitação e Promoção de Cooperativas no Ministério de Acción Cooperativa, Mutual, Comercio e Integracçón da Província de Misiones, no Paraguai e a diretora da Ocergs, Margaret Cunha.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine