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01/09/2020

Lideranças  políticas e empresariais gaúchas pediram ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, a realização de uma série de obras e ações que consideram necessárias para que o estado avance posições no ranking da competitividade. As demandas foram expostas no Seminário da Competitividade na Infraestrutura, promovido pela Assembleia Legislativa na tarde desta segunda-feira (31).

O senador Luís Carlos Heinze (PP/RS) elogiou os investimentos no Porto de Rio Grande e defendeu a construção de um porto com recursos privados, cujo projeto está em análise no Ibama. De acordo com o senador, o setor privado está disposto a investir de R$ 2 bilhões a R$ 3 bilhões no empreendimento.

Empenhado em garantir a redução dos preços dos fretes, Heinze pediu prioridade às obras de reativação das hidrovias nos rios Taquari - cuja dragagem já está concluída -, Ijuí e Uruguai. Ele pediu atenção também para as pontes que ligam Uruguaiana a Libres e São Borja a São Tomé, além da ponte localizada na BR-472.

Evitar a pulverização de recursos em muitas frentes foi a principal preocupação evidenciada pelo vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) no encontro. Ricardo Portella sugeriu, inclusive, que a bancada federal gaúcha direcione as emendas parlamentares para projetos considerados prioritários.

O empresário defendeu a construção de uma nova ponte ligando Pelotas a Rio Grande e a realização de estudos técnicos do trecho da rodovia que liga Santo Ângelo a Santa Maria. Por fim, questionou a qualidade técnica dos projetos contratados a partir de pregões eletrônicos e solicitou que o setor empresarial seja ouvido quando o governo federal for tratar da concessão das ferrovias no Rio Grande do Sul.

Já o presidente da Câmara Brasileira de Logística e Infraestrutura, Paulo Menzel, ressaltou a necessidade de o País renovar seus quadros de especialistas em logística e infraestrutura. Ele defendeu também a aprovação do projeto BR do Mar, que estimula a cabotagem, além da ativação das ferrovias e da retomada da BR-153, conhecida como Transbrasiliana, que liga Marabá (PA) a Aceguá (RS) .

Novas regras
O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, afirmou que as reformas para adequar o tamanho do Estado realizadas pelo governo gaúcho trarão melhores condições para investimentos em infraestrutura. Apesar da crise nas finanças públicas ainda perdurar, a sociedade, segundo ele, já começa a perceber onde estão sendo aplicados os recursos dos impostos que paga.

Costella revelou que a regra do atual governo é priorizar obras paralisadas e só assinar o início de novas quando houver recursos disponíveis. Citou como exemplo, a ERS-118, que liga a Região Metropolitana à Freeway e deverá ser entregue até dezembro, depois de anos paralisada.

Governança e competitividade
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Augusto Nardes afirmou que a governança é o caminho mais rápido para que o Brasil avance em competitividade. Ao adotar ferramentas como o monitoramento, avaliação e direcionamento de esforços, o País, segundo ele, começa a montar uma estratégia de infraestrutura e a tornar a área uma questão de Estado.

Fundador da Rede Governança Brasil, Nardes criticou o excesso de burocracia estatal, que, em sua opinião, é o principal gargalo para o avanço em infraestrutura. “O Estado dificulta demais a vida do empresário”, apontou.

Ponto a ponto
Ao finalizar sua participação no evento, o ministro respondeu um a um os questionamentos e as demandas apresentadas por lideranças gaúchas. Freitas afirmou que o governo federal adotou como procedimento concluir as obras em andamento para depois iniciar outras. Disse também que o fato de um projeto ser contratado a partir de um pregão eletrônico não significa que ele terá baixa qualidade técnica. O definidor, conforme ele, é a forma com que a “administração pública se porta diante do produto que recebe”

O ministro pediu apoio às lideranças políticas gaúchas para a aprovação no Congresso Nacional do projeto que cria a BR do Mar, que promoverá uma renovação de 40% na frota, e anunciou que o projeto da duplicação da BR-153 está em fase de elaboração.

© Agência de Notícias

 
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