Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
09/07/2020

O  governo do Estado realizou, nesta quarta-feira (8/7), uma cerimônia virtual para anunciar o repasse de recursos às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de 35 municípios do Rio Grande do Sul. O ato contou com a presença do governador Eduardo Leite, da secretária da Saúde, Arita Bergmann, e do líder da bancada gaúcha, deputado federal Giovani Cherini.

Ao fazer referência ao slogan do governo do Estado, “Novas façanhas”, Leite ressaltou o caráter particular do trabalho feito nas Apaes. “Quando falamos em façanhas, não falamos de façanhas distantes, mas também daquelas que se cumprem no dia a dia. As pessoas que lideram nossas Apaes são um exemplo dessas façanhas. Sabemos que fazem muito com pouco, com todas as dificuldades, lidando com situações que exigem uma dedicação muito especial para cuidar de crianças e de jovens que exigem especial atenção e dedicação. É um exemplo das nossas façanhas”, destacou o governador, reforçando o respeito e a admiração que tem pelos profissionais dessas associações.

Os R$ 3,1 milhões são oriundos de emendas parlamentares da bancada federal gaúcha reguladas a partir das portarias 957 e 1.166, ambas de 2020, do Ministério da Saúde. A secretária da Saúde garantiu que a verba será muito bem utilizada no atendimento de pessoas que “precisam desse carinho, desse acolhimento e desse atendimento humanizado e qualificado”.

Conforme Arita, “é o segundo ano que a bancada federal destina recursos para as Apaes, que têm uma importância não só no cenário da educação, mas também no da saúde”. A secretária destacou ainda que essas instituições são um suporte no atendimento da área da saúde aos portadores de deficiências. “E esse recurso é de suma relevância para a qualificação, a manutenção e a ampliação de serviços”, afirmou.

O presidente da Federação Estadual das Apaes, Afonso Tochetto, agradeceu o repasse de recursos. “É um valor inestimável para a manutenção das nossas atividades. Nos últimos anos, o aporte às Apaes está crescendo, e só podemos agradecer”, disse.

O Rio Grande do Sul tem 202 Apaes em 356 municípios. Somente na área da saúde, são 68 mil atendidos diretos – há mais de 200 mil pessoas envolvidas direta ou indiretamente, se forem contadas as famílias dos atendidos.

O evento, realizado em formato de videoconferência, contou com a participação de deputados federais e estaduais, senadores e presidentes das Apaes.

Confira aqui quanto cada Apae receberá.
Observação: algumas Apaes receberam verbas de mais de um parlamentar, por isso na tabela aparecem diferentes valores para uma mesma instituição.

Texto: Suzy Scarton/Edição: Vitor Necchi/Secom/Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine