Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
01/07/2020

Lançado  em abril deste ano pela Sicredi Pioneira RS, o movimento Juntos pelo Consumo Local ganhou força e expressividade na região, alicerçado no caráter de cooperação como alternativa sustentável para fortalecer negócios e preservar a fonte de renda e emprego, em meio à pandemia do coronavírus. “A estratégia consistia em gerar conteúdo para estimular o engajamento do consumidor, despertando nele a consciência do poder que possui para minimizar os impactos da crise, quando decide fazer suas comprar localmente”, acrescenta o diretor executivo da Cooperativa, Solon Stapassola Stahl.

A partir daí, uma série de ações foram desenvolvidas nos canais digitais da Cooperativa, como uma campanha de indicações de produtos e serviços, realização de calendário de lives, às quartas-feiras, destacando temas que versam sobre os pilares: educação financeira, investimentos, apoio aos associados e consumo local. Os resultados alcançados com o movimento têm superado expectativas e chamado atenção de entidades e lideranças empresariais, bem como o poder público da área de abrangência. “É natural que as entidades tenham tomado conhecimento do movimento e faz muito sentido, pois está alinhado aos objetivos da grande maioria das instituições representativas, que é estimular o desenvolvimento. Então, é possível que possamos ter motivado a criação de suas próprias campanhas em defesa de suas causas”, frisa.

A disseminação do movimento Juntos pelo Consumo Local encontra respaldo na importância do seu conteúdo, valorizando os empreendimentos nas comunidades de origem e, por consequência, contribuindo para seu fortalecimento. A Sicredi Pioneira RS tem sido convidada a participar de outras ações para abordar, inclusive, a prática do consumo consciente e os negócios locais como fonte de recuperação econômica. Em junho, Solon Stahl foi palestrante do projeto Câmara E-talks, transmitido pelo Instagram da Câmara de Vereadores de Gramado, além de marcar presença na estreia do Momento do Empreendedor, um bate-papo on-line veiculado no facebook da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL).

A vez do e-commerce
O incentivo ao marketplace, modelo de negócio conhecido como espécie de shopping center virtual, que permeia o movimento do Sicredi e é representado pelo aplicativo Conecta, também deve assumir novos adeptos entre as entidades regionais. Munidas de suas próprias características para atender seus públicos, as instituições têm implantado suas ferramentas de e-commerce. O distanciamento social favoreceu uma transformação digital que pode trazer sobrevida ao varejo, tendo registrado aumento de 81% em abril de 2020 sobre o mesmo período do ano passado. A Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp) percebeu a nova realidade e lançou o “Vendas Nova Petrópolis”, primeiro shopping virtual de incentivo ao comércio no município. A plataforma conta com patrocínio da Sicredi Pioneira RS, que ainda apoia o e-commerce da ACI Canela e do Sindilojas da Região das Hortênsias. Em outras frentes, a Cooperativa reitera sua parceria empresarial na sua área de ação e integra o time de patrocinadores das campanhas da CDL Novo Hamburgo (Você é Responsável, Compre em Novo Hamburgo) e da CDL Estância Velha/Ivoti (Comprando Aqui, Todo Mundo Ganha Mais).

Na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), a Sicredi Pioneira RS foi uma das incentivadoras à reunião-almoço on-line protagonizada por Thomas Eckschmidt, cofundador e ex-diretor geral do movimento Capitalismo Consciente no Brasil, falando aos associados, durante o mês de maio, sobre o Local como a Nova Economia. Os encontros de negócios, CIC Conecta, que fomentam parcerias e têm o objetivo de melhorar o relacionamento entre os associados de uma das maiores entidades de classe da região Nordeste do Estado, constituem exemplos de iniciativas apoiadas pela Sicredi Pioneira RS. “Quando lançamos o Juntos pelo Comércio Local não tivemos a intenção de sermos proprietários de uma causa. Ao contrário! Tanto que a campanha é de geração de conteúdo para engajamento. É de nossa natureza acreditar na força do ‘juntos’. Por isso, acreditamos muito que, quanto mais pessoas, e especialmente entidades, ajudarem a levantar esta bandeira, mais força ela terá. Queremos que seja uma causa de toda comunidade, e não apenas da Cooperativa. Está em nosso propósito que juntos construímos comunidades melhores”, conclui Solon Stahl. na absorção de contas de energia elétrica que terão atraso.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sicredi Pioneira RS

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine