Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
01/07/2020

A  Famurs e o Presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) participaram na tarde desta terça-feira (30.06) de uma videoconferência com o governador Eduardo Leite.

Participaram do encontro o presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte e atual prefeito de Imbé, Pierre Emerim, o prefeito de Xangri-Lá, Cilon Silveira e o Vice-Presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen.

A Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) busca com o Governo do Estado a abertura de novos leitos de UTI. Outra preocupação manifestada pela Amlinorte é a alta migração de pessoas para o litoral, fato que vem causando impacto no sistema de saúde dos municípios e prejudicando a fiscalização para a redução de circulação de pessoas. Os prefeitos do Litoral Norte buscam a revisão da população e alegam ter um aumento de 50% da população desde o início da pandemia.

Após a manifestação da Amlinorte, o governador solicitou que fossem encaminhados os dados levantados pela entidade que comprovam o aumento da população no Litoral norte. São estatísticas que levam em conta o consumo da CEEE, a geração de lixo e a aplicação de vacinas, que poderá servir de base para a destinação de novos leitos para o litoral e aplicação das bandeiras. Ainda ficou definido que serão liberados pela Secretaria de Saúde do Estado cinco respiradores para os hospitais no litoral. O presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte e atual prefeito de Imbé, Pierre Emerim, está neste momento ajustando questões burocráticas para a instalação dos respiradores.

Conforme o presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte e atual prefeito de Imbé, Pierre Emerim, os leitos de UTIs da região já estão em 98% de ocupação. “São 22 leitos de UTI para covid-19 e 21 estão ocupados neste momento”, destaca o prefeito Pierre.

O Vice-Presidente da Famurs e Prefeito de Taquari, Maneco Hassen, afirmou no encontro que a busca pelo diálogo e por soluções com o governador precisa ser constante. “É muito importante mantermos o diálogo com o governador. Esses encontros virtuais ajudam a construir soluções a curto prazo. É importante dividirmos as angústias dos municípios neste período de pandemia”, destacou Maneco Hassen no encontro virtual.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine