Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
27/06/2020

A  conquista de condições ambientais mais próximas do ideal é uma via de mão dupla. Depende de ações do poder público, mas que só sobrevivem com adesão da comunidade. Neste sentido, a Prefeitura de Canoas pode celebrar o resultado da implantação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).

Em 2019, diversos espaços da cidade que recebiam grandes volumes de lixo, descartados irregularmente, foram revitalizados e receberam caixas estacionárias para destinação destes resíduos. A iniciativa da Prefeitura, além de visar a melhoria de locais até então insalubres, buscou dar tratamento correto aos materiais, inclusive os reaproveitando.

Em pouco mais de um ano, foram removidos 34,5 mil m³ de materiais entregues nos PEVs. A quantidade equivale a quase 7 mil caçambas cheias de resíduos que passam por tratamento e são reaproveitados na Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (RCC). Após passarem por um processo de triagem manual e mecânica, britagem e peneiramento, os resíduos dão origem a insumos (areia, pedrisco e britas) utilizados pelo município em pavimentações e obras.

Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), a reutilização dos materiais chega a representar uma economia de R$ 600 mil mensais para os cofres da cidade. Este resultado vai além da simples implementação dos PEVs e está estreitamente ligado ao trabalho diário da SMSU, que conta com diversas equipes envolvidas no processo, e à população. Entre elas, está a dos chamados fiscais de campo, que circulam de moto por todos os quadrantes do município, vistoriando todas as áreas em que há descarte e reportando a necessidade de ação nestes locais.

Além do monitoramento, os fiscais também orientam a comunidade sobre o descarte de resíduos. E é, principalmente, a partir desta orientação que se verifica a adesão que dá origem a um resultado tão benéfico para a cidade.

Ecopontos terão funcionamento ampliado

Além dos PEVs, Canoas conta ainda com Ecopontos, que são espaços especiais para descarte de resíduos sólidos que não sejam lixo domiciliar. Estas estruturas terão seu período de funcionamento aumentado. A ampliação fará com que os Ecopontos, a partir de agora, estejam em atividade durante os sete dias da semana, das 9h às 18 horas.

No mesmo período de um ano, considerado para os PEVs, os Ecopontos geraram mais de 22 mil m³ de resíduos, o equivalente a 4,5 mil caçambas de materiais, que são tratados e também dão origem a matérias-primas para obras municipais.

Saiba mais e os endereços dos PEVs e Ecopontos.

Assessoria de Comunicação/Foto: Derli Colomo Jr.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine