Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
25/06/2020

Na  tarde desta segunda-feira (23), a Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) promoveu o evento online "Diálogo sobre um novo modelo de negócio para a advocacia pós-pandemia". No evento, foi destacada a importância de se falar sobre uma visão empresarial para a advocacia.

A diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, ressaltou na abertura do evento: "Estamos vivenciando um momento difícil e muito diferente. É importante que possamos, em painéis como este, refletir e dialogar sobre o nosso papel, enquanto advogados e advogadas".

O especialista em Direito processual civil pela PUCRS, Sérgio Porto, ressaltou: "Neste evento, nos reunimos para tratar, não de temas técnicos e jurídicos, que envolvem a operação do direito, mas a proposta é falar sobre o nosso lado empresarial, sobre o nosso modelo de negócio, visto que o advogado, ao lado da sua formação jurídica, hoje, mais do que nunca, também deve conduzir o seu negócio. Faz algum tempo que escrevi um brevíssimo ensaio sobre o futuro da advocacia, fiz isso há cerca de quatro ou cinco anos, a respeito de uma questão que tem me conduzido a reflexões e preocupações, o impacto da inteligência artificial na nossa atividade profissional, e, além disso, agora se soma também o impacto da pandemia à vida de todos nós. Uma nova realidade, exige um novo comportamento e uma nova forma de conduzir a atividade da advocacia", destaca.

O vice-diretor da ESA/RS, Darci Guimarães Ribeiro, abordou em sua fala a advocacia disruptiva e a advocacia do futuro, pois, em sua análise, enfatizou que para projetar o futuro é necessário se conhecer o presente: "Sabemos que o avanço tecnológico hoje é brutal e irreversível, porque a tecnologia dentro do mundo no qual estamos inseridos é o único instrumento capaz de satisfazer a nossa demanda, cada vez mais presente. O problema é que o futuro é o presente, tal é o curso da nossa sociedade digital hoje. E hoje, estamos vivendo uma revolução silenciosa, a pandemia, adentrando no que fala o artigo do professor Perez-Luño, nos coloca sobre a pós-humanidade, ele chama a pós-humanidade como a ideologia da inteligência artificial, então hoje precisamos entender que o conceito de técnica mudou radicalmente".

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine