Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
24/06/2020

A  Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS), em parceria com a Comissão Especial do Pacto Federativo e Controle Social da OAB/RS (CEPFCS), promoverá, nesta quarta-feira (24), às 18h, o Webinar gratuito sobre o tema "Pacto Federativo em Tempos de Pandemia: Desafios da Cooperação na Perspectiva Ítalo-Brasileira". As inscrições para o evento podem ser realizadas pelo portaldoaluno.oabrs.org.br.

A diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, mediadora do evento, ressalta a importância do debate para a advocacia: "Trazemos uma temática relevante, através da promoção de um debate que também contará com a participação internacional do professor Catedrático da Universidade IUAV de Veneza, Giuseppe Piperata. Neste difícil momento em que vivemos, no de uma pandemia, é importante seguirmos estudando e participando de debates que contribuam com o futuro da nossa profissão".

A diretora de atividades culturais da ESA/RS, Cristiane da Costa Nery, debatedora do evento destaca: "É uma discussão importante, no momento em que temos conflitos de competências entre os entes da federação que afetam diretamente o pacto federativo do Brasil, então a abordagem do tema será a respeito das visões de quem está à frente disso no município, por exemplo, e enfrenta essas demandas,fazendo um cotejo com a experiência internacional apresentada pelo professor Giuseppe"

O diretor de cursos especiais da ESA/RS, Ricardo Hermany, que também será debatedor no evento, ressalta que o encontro visa a discutir as relações entre os entes subnacionais e o Governo Central em uma perspectiva Ítalo-brasileira. "Um dos eixos em que vamos trabalhar é o da necessidade de tornar concretos os pressupostos do federalismo cooperativo, especialmente em um momento que exige uma atuação coordenada de União, Estados e municípios para o enfrentamento da pandemia".

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine