Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
23/06/2020

O  governo do estado divulgou na noite de segunda-feira (22/6) as bandeiras definitivas da sétima rodada do plano de Distanciamento Controlado, e que serão vigentes a partir desta terça-feira (23/6). Após analisar 30 recursos apresentados por municípios e associações, o Gabinete de crise do governo do estado decidiu reverter uma das cinco bandeiras vermelhas anunciadas preliminarmente no último sábado (20/6).

Desta forma, apenas a região de Palmeira das Missões, devido ao comportamento da Covid-19 nos últimos dias, pode retornar à classificação laranja (risco médio). Com isso, Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo e Canoas ficarão na cor vermelha (risco alto), o que determina protocolos mais restritivos às atividades econômicas.

As demais regiões, classificadas na maioria em laranja (13), e apenas três em amarelo (risco baixo), permanecem com os níveis divulgados preliminarmente. O mapa pode ser consultado em https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br. A sétima semana de vigência do Distanciamento Controlado começa nesta terça-feira (23/6) e segue até as 23h59 de segunda-feira (29/6).

O governador do estado, Eduardo Leite, também anunciou na noite de ontem a possibilidade de que os municípios sob bandeira vermelha sem registros de hospitalização por Covid-19 nos últimos 14 dias poderão adotar, por meio de regulamento próprio, protocolos para as atividades previstas na bandeira laranja, desde que mantenham atualizadas os respectivos sistemas de informação.

Conforme o estado, nesta rodada, do total de 81 municípios que compõem as quatro regiões sob bandeira vermelha, há 37 sem registro de hospitalizações e óbitos por Covid-19 nos últimos 14 dias. Nesses locais, caso os prefeitos queiram, poderão adotar medidas estabelecidas na bandeira laranja. Além disso, os demais municípios com classificação vermelha poderão adotar protocolos próprios para setores pré-determinados: administração pública, transporte coletivo urbano; e bancos e lotéricas.

Também foram adotados novos protocolos de operação para missas e cultos; academias e clubes esportivos; serviços de higiene pessoal (cabeleireiro e barbearia); e serviços de contabilidade e indústrias. Os detalhes serão divulgados em decreto a ser publicado no Diário Oficial do Estado.

Próxima rodada

Na oitava atualização do Distanciamento Controlado, a coleta de dados pelo governo será feita na quinta-feira (25/6) e a divulgação preliminar das bandeiras ficará para a sexta-feira (26/6). Com isso, os municípios terão 48 horas (até as 18h de domingo) para apresentarem eventuais recursos de associações de municípios aos números levantados em cada um dos 11 indicadores que integram o modelo.

As contestações devem ser encaminhadas para o e-mail recursosdistanciamentocontrolado@saam.rs.gov.br.
Os dados apresentados serão avaliados novamente na manhã de segunda-feira pelo Gabinete de Crise e, à tarde, o governador divulgará o mapa definitivo, que passa a valer a partir de terça.

Clique aqui e acesse o estudo completo da sétima rodada do Distanciamento Controlado atualizado na segunda-feira (22/6).

Clique aqui e acesse e a lista de municípios, em regiões de bandeira vermelha, sem mortes e sem hospitalizações nos últimos 14 dias.



Texto com informações da Secom

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine