Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
22/06/2020

A  Região de Canoas, composta por 18 municípios, foi classificada com a bandeira vermelha pelo modelo de distanciamento controlado do governo do Estado. O anúncio ocorreu no final da tarde deste sábado (20). A mudança na bandeira ocorre em função da velocidade do avanço de novos casos e da ocupação de leitos de UTI. Neste domingo (21), o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, reuniu-se com os prefeitos e secretários de saúde das outras cidades para discutir ações em conjunto para frear os crescimento da doença, propor novas medidas de distanciamento social e encaminhar ao governo estadual pedido de reconsideração.

Os municípios irão pleitear a manutenção da bandeira laranja apresentando dados técnicos e algumas novidades que ainda não foram contempladas pelo modelo estadual. Dezesseis novos leitos de UTI serão abertos na Região no início da semana. Serão dez em Canoas e seis em Esteio à partir de segunda feira. Além disso, o Hospital Universitário de Canoas inaugurou 200 novos leitos, na última semana, o que talvez não tenha sido considerado. Há também mais alguns dados à serem corrigidos. Além de encaminhar o pedido de reconsideração, o prefeito Busato também solicitou audiência com o governador para tratar sobre o tema. “Respeitamos o modelo estadual e o consideramos válido como ferramenta inovadora no controle da doença. Também tomamos nossas decisões sempre em dados técnicos e visando a preservação da vida. Não estamos questionando a análise, mas apresentando novos elementos para que sejam levados em consideração”, explicou.

Independente disso, há um acordo firmado na reunião de que, mesmo retornando a bandeira laranja, os prefeitos tomarão medidas mais austeras ainda à partir dessa semana.

Se confirmada a bandeira vermelha, as medidas restritivas passam a valer a partir de terça-feira (23), quando serão feitas alterações necessárias nos decretos municipais.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine