Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
22/06/2020

Na    próxima sexta-feira, 26, a Secretaria de Educação promove um bate-papo virtual “Escuta Docente: partilhas e estratégias por escolas vivas em tempo de pandemia”, com a psicóloga Bianca Stock. O evento virtual ocorre em dois horários: às 8h, para professores de Anos Finais, Ensino Médio e EJA; e às 16h30, para professores de Educação Infantil e Anos Iniciais, pelo Facebook da Prefeitura.



De forma abrupta, os educandários precisaram ser fechados e as aulas suspensas. Para além disso, as rotinas de todos se modificaram por causa do isolamento social e, consequentemente, a saúde mental também está sendo afetada: “neste contexto de mortes reais e de morte de expectativas para o ano de 2020, a principal função social da escola é manter-se viva. Como fazer isso? Através do permanente resgate do humano, daquilo que faz com que nos sintamos pertencentes e importantes para o outro, para a sociedade, para as instituições nas quais trabalhamos, e não apenas como cumpridores de tarefas. O exercício permanente da escuta do outro, em toda a sua complexidade, promove esses sentimentos”, ressalta Bianca Stock.



Escutar é um gesto sensível e de alteridade. É deslocar-se de si e exercitar a solidariedade e o cuidado: “ao sermos escutados, percebemos que estamos sendo respeitados em nossa história; tornamo-nos mais disponíveis para escutar as crianças, adolescentes e famílias; olhamos com mais generosidade para o cotidiano e com menos cobrança; bem como, construímos uma narrativa simbólica coletiva para um inédito evento de escala mundial. É pela escuta que reinserimos fluxos de vida importantes no presente, os quais garantirão um retorno responsável e acolhedor para as atividades presenciais, quando tudo isso passar”, destaca Stock.



Sobre a palestrante

Bianca Stock é Psicóloga; Mestre em Psicologia Social pela UFRGS; Especialista em Problemas do Desenvolvimento da Infância e Adolescência pelo Centro Lydia Coriat; MBA em Liderança e Estratégia Organizacional, pela ESPM; Consultora em Encorajamento e Educadora Parental Certificada e afiliada a Positive Discipline Association EUA, com formação complementar em Disciplina Positiva em Sala de Aula. Professora da Pós- Graduação em Educação Infantil da UNISINOS; Diretora da Vinculum Consultoria e Psicoterapia.



Assessoria de Comunicação Social

Foto: Divulgação/Bianca Stock

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine