Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
19/06/2020

Após  conversas com prefeitos na última segunda-feira (15/6), o governador do estado, Eduardo Leite, anunciou, em transmissão ao vivo na tarde de terça-feira (16/6), algumas mudanças na sistemática de anúncio e confirmação das bandeiras do plano de Distanciamento Controlado. O vice-presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, que será o próximo presidente da entidade, considerou positiva a mudança no sistema, por abrir espaço para diálogo entre prefeitos e governador, além de evitar ações judiciais. “Conversamos com o governador para ampliar cada vez mais o diálogo”, afirmou Maneco.

Conforme o anúncio, antecipando o processo de coleta e divulgação dos dados, o governo abrirá um prazo para eventual questionamento pelas regiões. Entretanto, a forma do cálculo não será alterada. O objetivo da mudança é dar dar uma oportunidade de discussão sobre os dados e as consequentes bandeiras antes de entrarem em vigor.

Desta forma, o governo decidiu antecipar a coleta de dados dos 11 indicadores de propagação de coronavírus e da capacidade de atendimento de saúde para quinta-feira e rodar os cálculos do modelo na sexta-feira. A partir disso, será aberto um prazo até as 8h de segunda-feira para que os municípios apresentem eventual divergência nos números.

Na sequencia, a sistemática do modelo passa a incluir nova etapa: uma reunião do Gabinete de Crise, na segunda-feira pela manhã, para analisar os dados e decidir se o recurso é pertinente. No mesmo dia, à tarde, o governador fará o anúncio definitivo do mapa, que será vigente a partir de terça até a segunda-feira posterior.



Novo calendário de divulgação e validade das bandeiras:

• QUINTA
Coleta de dados.

• SEXTA
Cálculo e divulgação das bandeiras.

• SEGUNDA
Manhã:
– Até 8h, prazo para municípios apresentarem divergência nos números.
– Gabinete de Crise analisa recursos.

Tarde:
– Divulgação do mapa definitivo.

• TERÇA
Início da vigência do novo mapa.

Até a última rodada do Distanciamento Controlado, as coletas de dados eram na sexta, os cálculos das bandeiras eram feitos e divulgados no sábado para entrarem em vigor na segunda-feira.

As mudanças anunciadas serão parcialmente incluídas na sétima rodada do modelo. As próximas bandeiras ainda serão divulgadas sábado (20/6), mas o prazo para que as regiões entrem com recurso já será aberto, até segunda-feira (22/6). Com isso, a atualização no mapa será válida somente a partir da terça-feira. Na semana posterior, a coleta de dados será antecipada para quinta, antecipando o cronograma de divulgação e ampliando o prazo de recurso.



Texto com informações da Secom.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine