Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
18/06/2020

“Eu  não era dona da minha vida”. Essa frase resume os 14 anos em que Clara (nome fictício), 35 anos, esteve casada com o ex-marido. O relacionamento foi marcado por agressões físicas e tortura psicológica. “No início, ele tinha crises de ciúmes e a situação foi piorando com o passar dos anos, até chegar ao ponto de me ameaçar de morte. Eu me separei algumas vezes, mas ele sempre prometia que iria mudar e eu acreditava. Depois de um tempo, por causa das crianças, acabei aceitando a minha condição”, emociona-se.

A história da canoense Clara é semelhante à de milhares de mulheres brasileiras. Além de sentirem medo de denunciar o companheiro ou de sair de casa, elas ainda se sentem desprotegidas. A grande mudança na vida de Clara só aconteceu quando ela conheceu a rede de enfrentamento à violência contra a mulher de Canoas. Após passar pela Delegacia da Mulher, ela e os filhos foram encaminhados à Casa de Abrigo Lira, que retira a vítima do convívio do agressor e oferece um atendimento integral.

Os relatos de mulheres que sofrem violência doméstica resguardam um ponto em comum: a falta de apoio. O município de Canoas, entretanto, oferece uma ampla rede de ajuda e proteção a meninas e mulheres em situação de violência, que é referência estadual e nacional por ser uma das redes de atendimento mais completas do Rio Grande do Sul.

Entretanto, muitas mulheres não conseguem perceber que estão em um relacionamento abusivo ou sofrendo algum tipo de violência, uma vez que ela não se limita à agressão física. Foi pensando nisso que a Prefeitura de Canoas, através da Diretoria de Políticas Para as Mulheres, lançou uma cartilha de enfrentamento à violência doméstica, que pode ser acessada no site da prefeitura.

De acordo com a diretoria de Políticas para as Mulheres, Fabiane Xavier, a cartilha explica o que é violência doméstica, relacionamento abusivo, ciclo da violência e possui um teste para a mulher identificar se está correndo risco. “Além disso, ainda disponibilizamos todos os locais que a mulher pode encontrar ajuda em Canoas, com endereço e telefone. O nosso objetivo é que as mulheres procurem auxílio, pois temos uma rede de atendimento muito completa”, explica Fabiane.

A cartilha pode ser acessada no site da Prefeitura de Canoas.

Confira os locais de assistência à mulher em situação de violência

A Diretoria de Políticas para as Mulheres é o organismo municipal responsável por articular, coordenar e monitorar as políticas municipais para as mulheres. Os objetivos são eliminar todas as formas de violência e fortalecer a autonomia das mulheres, por meio da garantia do acesso a direitos e oportunidades de qualificação para a inserção no mercado de trabalho.

Endereço: rua Domingos Martins, 261, sala 806, Centro
Telefone: (51) 3427-1902

Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência Patrícia Esber (CRM) oferece um serviço de acolhimento e acompanhamento da mulher em situação de violência.

Endereço: rua Siqueira Campos, 321, Centro
Telefone: (51) 3464-0706

Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) é o órgão responsável por registrar e representar ao Judiciário contra o agressor.

Endereço: rua Humaitá, 1120, Marechal Rondon
Telefone: (51) 3462-6700

Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) é um espaço de pronto atendimento a mulheres em situação de violência, junto à Delegacia.

Endereço: rua Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 2730, Marechal Rondon
Telefone: (51) 34259015

Sala Lilás do Hospital Universitário realiza atendimento médico às mulheres vítimas de violência sexual.

Endereço: avenida Farroupilha, 8001, São José
Telefone: (51) 3478-8000

Casa Abrigo das Mulheres em Situação de Violência, chamada de Casa Lira, é o local para onde as mulheres com risco iminente de morte são encaminhadas de forma temporária. O endereço do local é sigiloso.

Defensoria Pública de Canoas presta assistência jurídica gratuita e solicita ao juiz medida protetiva às mulheres encaminhadas pela Delegacia da Mulher.

Endereço: rua Coronel Marcelino, 25, Centro
Telefone: (51) 3472-0366

Foro Central e Juizado especializado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher é o órgão do Judiciário responsável pelo julgamento das medidas protetivas de urgência e dos casos de crime da Lei Maria da Penha.

Endereço: rua Lenine Nequete, 60, Centro
Telefone: (51) 3472-1182

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) é o órgão fiscalizador e propositor das políticas públicas para as mulheres.

Endereço: avenida Guilherme Schell, 6068, Centro
Telefone: (51) 3476-4847

Assessoria de Comunicação/Foto: Divulgação PMC

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine