Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
12/06/2020


Gravataí    passou a contar, a partir da tarde desta quarta-feira, 10, com uma estrutura exclusiva ao atendimento de pacientes com o Coronavírus. Parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com a Santa Casa, gestora do Hospital Dom João Becker (HDJB), o Hospital de Campanha está equipado com dez leitos e inicialmente com quatro respiradores – o Município ainda aguarda os equipamentos que devem ser enviados pelo Ministério da Saúde. Estão contratados 3.156 horas médicas, 14 enfermeiros, 42 técnicos de enfermagem, dez recepcionistas e cinco camareiras.



O valor do investimento, segundo o contrato feito pela prefeitura de Gravataí com a Santa Casa, gestora do Becker, é de R$ 6,8 milhões, neste momento saindo dos cofres públicos municipais. Desse valor serão deduzidos eventuais valores que sejam repassados pelos governos federal e estadual. A projeção é que a estrutura temporária seja mantida por um período de cinco meses.



Segundo o prefeito Marco Alba, o ato de abertura do funcionamento do Hospital de Campanha era simbólico, porém cheio de emoção. “Esta ação tem relação direta com a preocupação que temos com a vida das pessoas. Gravataí não é referenciada para atendimento hospitalar, mas essa preparação foi feita com a lógica de que os hospitais referenciados (de Porto Alegre e da Região Metropolitana) começam a sofrer uma sobrecarga da evolução da Covid-19 e também do período de inverno. O que temos aqui hoje é a reunião de muitos esforços para termos uma estrutura de reforço no combate ao Coronavírus.”



Ele lembrou que, infelizmente, o governo federal ainda não repassou os 20 respiradores e monitores prometidos para Gravataí – a metade será utilizada no Hospital de Campanha e a outra metade, nas instalações do HDJB já existentes, em um segundo cenário do combate à doença . “Sendo assim, a Santa Casa está retirando estes quatro equipamentos da sua estrutura própria. Temos um programa de contingência e se forem necessários os outros seis respiradores, a Santa Casa também os colocará. Seguiremos assim até que o governo federal nos disponibilize aquilo que estava previsto para este mês. Vamos continuar cobrando.”



Marco Alba ressaltou o esforço do governo municipal e da Santa Casa para que o Hospital de Campanha se tornasse realidade. “Não poderíamos deixar encherem todas as nossas portas de entrada na saúde para depois recolher pessoas nas cadeiras das nossas emergências e aí sim fazer alguma coisa. Por isso, estamos colocando esta unidade em funcionamento a partir de hoje.”



Nesta mesma linha de pensamento, o superintendente do Hospital Dom João Becker, Antônio Carlos Weston, fez a sua fala. “Este hospital, destinado especificamente aos pacientes da Covid-19, começa as suas atividades, talvez, no momento mais adequado. Estamos visualizando na comunidade um aumento, felizmente não exponencial, não explosivo, mas significativo dos casos confirmados da doença.”



Ainda na tarde desta quarta-feira, seis pacientes que estavam sendo atendidos no HDJB já foram transferidos para a nova estrutura. O secretário da Saúde Jean Torman destacou que todas as pessoas com deficiência respiratória, com sintomas de Covid e com sintomas gripais deverão ser direcionadas para o Hospital de Campanha. “Isso também trará o benefício de podermos atender melhor todos os outros casos de urgência na nossa UPA e no nosso Pronto Atendimento 24 Horas”, reitera.



Todos os equipamentos de terapia intensiva que forem adquiridos ficarão futuramente como recurso disponível para o município.


Texto: Paloma Vargas/Foto: Douglas Glier Schütz e Eduarda Narciso/Edição: Luiz Fernando Aquino

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine