Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
11/06/2020

Com  o tema “Isolamento e atividade econômica em tempos de pandemia da Covid-19”, o webinar Diálogos Cbic, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), desta quarta-feira (10/6), teve o governador Eduardo Leite como convidado especial.

Leite apresentou a representantes nacionais do setor de construção o modelo de Distanciamento Controlado, que completa hoje um mês de vigência no Rio Grande do Sul, e que se utiliza de evidências científicas e análise de dados para aplicar restrições na medida e onde forem necessárias.

“Tem quem defenda o ‘fecha tudo’, porque é mais eficiente do ponto de vista epidemiológico, e também quem queira o ‘abre tudo’, alegando que, para a economia, é o melhor. Nenhum e ambos têm razão por diferentes motivos. Aqui, a nossa compreensão é de que o equilíbrio entre a preservação à vida, sempre priorizada, e a retomada econômica é o melhor caminho”, afirmou o governador.

Por isso, o Distanciamento Controlado dividiu o Estado em 20 regiões e mapeou 105 atividades econômicas. A partir de um cálculo que leva em conta 11 indicadores, segmentados em dois grupos – propagação do vírus e capacidade de atendimento de saúde –, determina a aplicação de regras (chamados de protocolos) mais ou menos restritas para cada segmento de acordo com o risco calculado para cada região.

Conforme o resultado do cruzamento de dados divulgados de forma transparente, cada local recebe uma bandeira nas cores amarela (risco baixo), laranja (risco médio), vermelha (risco alto) ou preta (risco altíssimo). O monitoramento dos indicadores de risco é semanal, e a divulgação das bandeiras ocorre aos sábados, com validade a partir da semana seguinte.

Além das medidas relacionadas diretamente à pandemia, o governador conversou com o presidente da Cbic, José Carlos Martins, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada (Sicepot-RS), Ricardo Portella, e representantes setoriais da Câmara Brasileira da Indústria da Construção sobre reformas e projetos para o futuro do Rio Grande do Sul.

Texto: Vanessa Kannenberg/Edição: Marcelo Flach/Secom/Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine