Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
10/06/2020

Somadas  às dificuldades financeiras em virtude da pandemia do novo coronavírus, a queda da temperatura e a proximidade do inverno exigem uma atenção especial da população às famílias em situação de vulnerabilidade. A campanha “Ajudar não tem hora”, realizada pela Prefeitura de Canoas, através da Defesa Civil, incentiva a solidariedade dos canoenses e a doação de alimentos, agasalhos, roupas em geral e cobertores. A entrega e retirada dos produtos ocorrem de segunda a sexta-feira, na sede do órgão municipal (rua Bandeirantes, 450, no bairro Nossa Senhora das Graças), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.

“As comunidades necessitam auxílio o ano inteiro e Canoas é a única cidade no Rio Grande do Sul a realizar permanentemente, e não apenas durante o inverno, ações que auxiliam quem mais precisa”, afirma o secretário Especial da Defesa Civil, Rodolfo Pacheco. Somente neste ano, cerca de 10 mil peças de roupas foram entregues a pessoas que buscaram auxílio do órgão. Mais de 2,5 toneladas de alimento foram destinadas aos cadastrados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

A professora da rede municipal de ensino, Débora Ortiz, conheceu o serviço oferecido pelo município há três anos, quando decidiu doar roupas que não estavam mais sendo utilizadas em sua casa. Desde então, apaixonada pelo que faz, atua de forma voluntária e contribui com os esforços da equipe. “Gosto muito de estar aqui, é um ambiente procurado por famílias que precisam da nossa ajuda, na maioria das vezes, procurando doações para suas crianças”, explica.

Devido ao ano atípico, a Defesa Civil adota cuidados de higienização e segurança para continuar prestando o serviço essencial aos moradores sem estimular a disseminação do novo coronavírus. Os interessados pelas doações, por exemplo, só podem acessar o local onde estão expostos os produtos depois de lavar corretamente as mãos e utilizar o álcool em gel. O acesso está restrito ao número de duas pessoas por vez, que podem retirar até dez peças evitando que haja fila do lado de fora.

Além dessas medidas, o uso da máscara no espaço é obrigatório e as famílias que não possuírem o acessório de proteção podem solicitá-lo à equipe de servidores. “Muitas pessoas não têm condições de comprar máscara, principalmente os moradores de rua. Então, nós confeccionamos mais de cem peças com pedaços de tecido e distribuímos para que todos fiquem protegidos”, diz a servidora de Canoas, Valéria da Silva.

Participe da campanha “Ajudar não tem hora”

As doações de alimentos, roupas em geral, agasalhos, cobertores, em boas condições de uso, poderão ser entregues apenas na sede da Defesa Civil, na rua Bandeirantes, 450, no bairro Nossa Senhora das Graças. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Como medida preventiva, não há recolhimento de donativos em residências e outros estabelecimentos.

Assessoria de Imprensa/Foto: Pablo Reis

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine