Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
06/06/2020

O  grande número de testagens é uma das medidas de controle ao Covid-19 em Garibaldi. Com um panorama real da disseminação da doença no município e a manutenção de todos os cuidados, é possível gerenciar de forma mais eficiente as ações de combate.



Com o grande número de testagens na população, sabe-se que estão curados mais de 90% dos 396 casos contabilizados no município até a última quarta-feira, dia 3. Segundo o Boletim Epidemiológico, do número total de casos confirmados, apenas 24 pacientes seguem com a doença em período de transmissão e estão em isolamento domiciliar ou hospitalar.



De acordo com o modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul, nesta semana a região de Caxias do Sul, onde Garibaldi se encontra, segue com a bandeira laranja, considerada de risco médio.



“Adquirimos os exames, estamos testando nossa população e, com isso, conhecemos nossos casos positivos, ao contrário de outros municípios que não testam”, pontua o prefeito Antonio Cettolin. “Nosso controle mostra que o número de casos ativos estão caindo e isso prova que a testagem e as demais medidas estão dando resultado”, conclui.



Desde o início da pandemia, a Prefeitura Municipal de Garibaldi tem tomado inúmeras medidas de prevenção e conscientização da comunidade, entre elas:



* Formação do Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus;



* Destinação de recursos para o HBSP: somado o valor repassado no final do último ano para auxílio e construção da nova maternidade, que foi transformada em UTI, e aquisição de equipamentos, o valor chega a R$ 1 milhão;



* Adequação de ala de isolamento para pacientes infectados, no prédio da escola Santo Antônio;



* Destinação de espaço no Ginásio Municipal de Esportes, caso necessário;



* Vacinação contra a gripe de forma domiciliar para idosos;



* Ações de desinfecção dos espaços públicos;



* Centralização do atendimento a pacientes com sintomas de Covid-19 no Auditório do PAM;



* Determinação de isolamento social e medidas preventivas pela população e comércio como uso de máscaras e de álcool em gel;



* Destinação de cestas básicas a famílias necessitadas;



* Publicação de materiais informativos em diferentes idiomas;



* Prorrogação do prazo de pagamento de impostos;



* Contratação de novos fiscais;



* Mobilizações nos acessos ao município, com medição da temperatura corporal e orientação sobre o uso de máscaras (3 mil pessoas abordadas em 29/04 e 2 mil em 11/05);



* Fixação de faixas informativas com as medidas preventivas em locais de grande circulação;



* Mensagem de som informativa na rua Buarque de Macedo, no Centro Histórico;



* Aquisição de mais testes: 500 exames RT-PCR e 500 testes rápidos, e mais 3 mil de cada tipo ainda podem ser adquiridos;



* Telefone 24h para denúncias de desrespeito às medidas de prevenção: 3462 8258;



* Ação de conscientização sobre o uso de máscaras aos pedestres nos bairros e área central;



* Disponibilização de atividades pedagógicas não-presenciais aos estudantes da rede municipal;



* Instalação de um totem de fornecimento de álcool gel gratuito no Centro Histórico, iniciativa da Administração Municipal, em parceria com Sicredi, CIC e CDL.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine